Unidade móvel do Hemocentro visita condomínio em Guarus nesta quinta-feira
24/03/2021 17:26 - Atualizado em 24/03/2021 17:27
Unidade móvel do hemocentro
Unidade móvel do hemocentro / Divulgação - Prefeitura de Campos
O Hemocentro Regional de Campos está intensificando as coletas externas em condomínios. Nesta quinta-feira (25), a unidade móvel vai estar no condomínio Terra Nova, em Guarus. Moradores e interessados em doar sangue poderão comparecer das 9h às 15h.
De acordo com a assistente social do Hemocentro Regional, Maria Gonçalves, com o retorno da necessidade de menor circulação de pessoas, em função da pandemia de Covid-19, as equipes estão sendo disponibilizadas para visitações agendadas em condomínios. “Para agendar é simples, basta ligar para os telefones (22) 98175-2599 e (22) 981264066. Vamos avaliar os detalhes e ajustar a data da visita, objetivando conseguir o maior número de doadores”, comentou.
Apesar das ações externas, as doações seguem sendo realizadas na sede, que funciona no Hospital Ferreira Machado. “Nossas equipes, assim como as pessoas que chegam para fazer a doação, não podem circular nas áreas comuns da unidade. Sempre seguimos protocolos rígidos para evitar qualquer tipo de contaminação, mas em função da pandemia da Covid-19, eles foram intensificados”, garantiu.
Para doar
A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.
 
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS