Em 24 horas, Campos registra uma morte e 52 casos de Covid-19
23/09/2020 18:49 - Atualizado em 23/09/2020 19:23
Novo boletim epidemiológico da Prefeitura de Campos, divulgado nesta quarta-feira (23), confirmou uma morte e 52 novos casos de Covid-19 em 24 horas. De acordo com a Prefeitura, o município contabiliza 364 óbitos e 5.701 confirmações da doença. Além disso, 15.917 pessoas apresentaram sintomas suspeitos do vírus e são acompanhadas por equipes de saúde. Até o momento, 4.581 pacientes já se recuperaram da Covid-19. 
De acordo com a Vigilância em Saúde, dos suspeitos, 15.808 casos são caracterizados como síndrome gripal e 109 como síndrome respiratória aguda grave.
Campos segue na fase amarela do plano de retomada econômica, que flexibiliza atividades, ainda mantendo regras para impedir o aumento do número de casos da Covid-19. As autoridades orientam à população para manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool em gel, além de manter o distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações. A não utilização de máscara, inclusive, gera multa.
Óbito — A primeira morte em decorrência da Covid-19 em Campos foi confirmada no dia 10 de abril. O caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, morador da Penha, de 39 anos, casado e pai de dois filhos, morreu na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC). Hudisson esteve na UPH do São José no dia 4 de abril. Em seguida, fez uma tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG), de onde foi transferido direto para UTI do CCC, falecendo seis dias depois. O caminhoneiro havia passado por São Paulo e Ceará, duas áreas de grande circulação do vírus.
Tratamento — De forma pioneira, em março, a Prefeitura de Campos implantou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus para atendimento a pacientes com a doença.
Aqueles que apresentarem sintomas do novo coronavírus — tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves) — devem buscar orientação junto à Central de Informações da Covid, através do 192.
No dia 22 de maio, o Laboratório Regional do HGG recebeu do estado autorização para atuar como referência na análise de exame de detecção por PCR para Covid-19. A implantação é uma parceria entre Prefeitura de Campos e Uenf. Com a iniciativa, resultado dos exames, que estavam levando em média 15 dias para saírem, passam para até 48h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS