Vice de Caio, Gilmara tem afastamento negado pelos Bombeiros e PSL recorre
28/09/2020 23:44 - Atualizado em 29/09/2020 11:57
Caio Vianna, Gilmara e Laterça
Caio Vianna, Gilmara e Laterça / Divulgação
O comando do Corpo de Bombeiros indeferiu o pedido da sargento Gilmara Gomes (PSL) de se afastar das funções na corporação para concorrer a vice-prefeita na chapa do candidato Caio Vianna (PDT). Apesar da negativa, o vice-presidente estadual do PSL, deputado Felício Laterça, informou que a militar vai apresentar um recurso interno.
— O entendimento jurídico foi de que houve um equívoco na decisão e a sargento Gilmara vai apresentar um recurso interno e, se for indeferido novamente, vamos apresentar um recurso na Justiça Eleitoral, que é quem tem competência sobre o caso — disse Laterça. 
Nas redes sociais, Caio Vianna enfatizou que a decisão interna do Corpo de Bombeiros não tem amparo na Justiça Eleitoral e afirmou que Gilmara segue como candidata a vice. "A sargento Gilmara Gomes continua como candidata a vice-prefeita na chapa de Caio Vianna. É entendimento firmado pelo Superior Tribunal Eleitoral que o militar da ativa que não ocupa cargo de comando não precisa se desincompatibilizar com antecedência. Assim sendo, a candidatura de Gilmara permanece válida. O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro ainda vai analisar o pedido de afastamento da sargento".
Ainda nessa segunda-feira, a campanha de Caio informou que Gilmara recebeu seu CNPJ como candidata a vice e que, por tanto, está apta a concorrer ao cargo (veja o documento ao final do texto).
Presidente do diretório municipal do PSL, Nildo Cardoso disse que a legislação foi cumprida. "O prazo é até o término das convenções. Ela cumpriu o prazo e quem assinou o pedido de licença foi o partido, que lançou no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)", disse o ex-vereador, lembrando de outras decisões sobre casos parecidos pelo Brasil.
Em um trecho, a decisão interna do Corpo de Bombeiros diz: "Tendo em vista o procedimento administrativo que versa sobre solicitações de afastamento de militar para participar de processo eleitoral/2020, como candidato, o Chefe da DGP/6 devidamente autorizado pelo Cel BM Diretor-Geral de Pessoal, exarou o seguinte despacho indeferindo, por estar em desacordo com o prazo regulamentar estabelecido para desincompatibilização". 
Ainda durante o período das convenções, outro militar, o ex-comandante do 8º BPM, Fabiano Santos, chegou a ser oficializado como vice na chapa de Caio. O PSL chegou a estudar um desembarque do apoio ao pedetista, mas decidiu continuar com Vianna, mas sem Fabiano. Foi quando o nome de Gilmara surgiu para compor com o pedetista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aldir Sales

    [email protected]