O Segredo do Fracasso
- Atualizado em 07/04/2020 08:33
BNB ARTIGO EXCLUSIVO
Por Guilherme Fonseca*
 
Existe um perfil de candidato ao Executivo Municipal que, na ânsia de se diferenciar para o eleitor em relação aos opositores, adota um discurso eufórico, de que resolverá todos os problemas do Município em pouco tempo.
Encerrado o período eleitoral, já no exercício do cargo, começa a pressão da opinião pública para que as promessas de campanha sejam cumpridas.
 
Diante das dificuldades encontradas e não abordadas na campanha, resolve adotar ações superficiais, medidas paliativas e sem qualquer planejamento, cuja tendência lógica é agravar a situação.
 
O resultado deste comportamento - melhor dizendo, politicagem - é perverso para a saúde financeira da Prefeitura: o colapso das finanças, com possíveis atrasos ao pagamento dos fornecedores e servidores municipais, a suspensão de obras e toda uma série de outras consequências perversas.
 
O desdobramento, a médio prazo, será menos dinheiro circulando no comércio, comprometendo a geração de emprego e de renda na economia local.
 
Nesse contexto, a Câmara de Vereadores tem papel ainda mais relevante na fiscalização do Poder Executivo, por meio do monitoramento permanente das medidas adotadas pelos prefeitos em relação ao aumento de gastos, sem a necessária previsão de receita. Cabe aos vereadores fiscalizarem e acompanharem essas projeções e cobrarem do Executivo ações preventivas, em defesa dos servidores públicos e do comércio local e, obviamente, informarem à população.
 
O segredo para não fracassar é realizar um trabalho sério, com uma equipe preparada, responsável e que entenda das áreas onde estão atuando.
É importante, também, aprimorar os instrumentos de transparência, por meio de melhorias no site oficial da Prefeitura, facilitando o acesso às informações públicas, prestando contas à população sobre o que vem sendo feito.
A transparência não é apenas uma obrigação imposta pela lei, é fundamental para o controle político e social realizado pela população, vereadores, partidos políticos, além de entidades como associação comercial, associações de moradores e organizações sociais.
 
Guilherme
Guilherme / SpyPhoto
*Guilherme Fonseca
Arquiteto Urbanista
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]