Prefeitura e Uenf discutem implantação de Laboratório de Referência Regional em Campos
06/04/2020 22:04 - Atualizado em 12/04/2020 10:53
O prefeito de Campos, Rafael Diniz, se reuniu com o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Raul Palacio, para discutir a implantação de um Laboratório de Referência Regional para realização de exames para diagnóstico do coronavírus (Covid-19).
A ação visa contribuir com o reforço das medidas de controle do novo coronavírus e pretende utilizar como base o laboratório existente no Hospital Geral de Guarus (HGG), que já conta com estrutura e experiência no diagnóstico molecular de carga viral por PCR em tempo real quantitativa.
“Foi conversado com o prefeito que a Uenf possui equipe e equipamentos para diagnóstico molecular, mas que é necessária a participação da Prefeitura na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI), insumos e uma adequação no espaço do HGG. A implantação em Campos de um Laboratório de Referência Regional, que atenda às regiões Norte/Noroeste e Lagos, pode desafogar o Lacen, que é o responsável por analisar as amostras de todo estado”, afirmou o reitor. 
O equipamento existente no HGG pode realizar até 56 testes/dia. Caso seja necessário, a universidade pode ceder mais recursos humanos e mais um termociclador, o que dobraria o número de diagnósticos/dia.
“Montamos uma força-tarefa na UENF, com diversos pesquisadores, estudantes e técnicos, todos voluntários, em parceria com Secretaria de Saúde de Campos. Vamos aguardar as ações da Prefeitura no que diz respeito à adequação do laboratório existente no HGG e à aquisição dos insumos necessários para posteriormente agendarmos uma visita do Lacen e o credenciamento do laboratório”, disse o professor Renato DaMatta, chefe do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual da UENF (LBCT).
Atualmente, um dos grandes problemas enfrentados é a falta dos kits para diagnósticos. Poucas empresas fabricam os reagentes e essas empresas não estão conseguindo atender ao mercado. Além disso, existem fatores como a dificuldade de mobilidade e de transporte, causados pela pandemia, que precisam ser superados para um melhor atendimento à população.
“Em um cenário ideal, seria necessário fazer o teste em todas pessoas, mas como isso não é possível a principal medida para a prevenção é o isolamento social. Por isso é muito importante que a população se conscientize de que o melhor a fazer neste momento é ficar em casa e respeitar todas a orientações dos órgãos de saúde”, afirmou Raul Palacio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS