Mesmo longe, unidos
Matheus Berriel 05/04/2020 15:44 - Atualizado em 04/05/2020 20:48
Quem assistir pela internet à missa noturna de hoje da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e São Fidélis, às 19h, verá a igreja ornamentada com folhas pelo Domingo de Ramos, celebração pela entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. A escolha por manter a arrumação, mesmo com a ausência física dos fiéis, devido ao isolamento social necessário para combater o novo coronavírus, foi mais uma iniciativa do padre Gaspar Pelegrini visando passar mensagens positivas neste tempo de preocupações. Também estarão lá, sobre os bancos, as fotos enviadas pela população fidelense a seu pedido, representando a união da igreja apesar da quarentena forçada. A transm
issão acontece no canal do padre no YouTube.
Desde o dia 25 de março, quando o projeto foi apresentado ao público, virtualmente, na Anunciação da Virgem Maria, as fotos não param de chegar pelas redes sociais. A ideia original partiu do padre italiano Giuseppe, que inspirou outros pelo mundo, como o padre Reginaldo Manzotti, em Curitiba, e o próprio padre Gaspar, em São Fidélis.
— Achei um gesto bonito desse padre, uma sensibilidade pastoral muito grande. Então, pedi às pessoas que enviassem fotos. Não disse para que, deixei um pouco na surpresa. No início, alguns nem entenderam bem, e eu disse que podiam ser fotos da pessoa, da família. Temos alguns grupos da paróquia, e, quando começaram a postar por ali as fotos, foi bom também, porque, no meio dessa preocupação toda, as pessoas começaram a comentar as imagens, recordar os amigos. As fotos terminaram sendo um encontro através das redes sociais — disse o padre Gaspar.
Até o final desta semana, aproximadamente 350 fotografias já estavam coladas nos bancos da igreja, a maior parte delas de famílias. Entre o material recebido, há, inclusive, fotos oriundas de outras comunidades paroquiais. O líder católico de um grupo de coroinhas de São Paulo fez um envio pedindo oração por eles.
— Enquanto cabem nos bancos, vamos colocando mais, apertando um pouquinho. E não param de chegar fotos. No início, claro, foi um fluxo maior, mas tem as pessoas que ficam sabendo e vão mandando — comentou o padre Gaspar. — Nos sentimos guardados no coração de Deus e sob a proteção de Nossa Senhora. As fotos significam que, cada vez que o padre está celebrando a missa, fazendo alguma oração, está rezando por todos. E que Jesus, presente na Eucaristia, os vê nas fotos e pede por nós — pontuou.
No dia 24 de março, o padre Gaspar teve outra iniciativa elogiada pela comunidade católica fidelense. Com autorizações do bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan, e da Prefeitura, ele percorreu diversos bairros sobre uma caminhonete levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
— Estava muito preocupado e sentido com as pessoas manifestando muita insegurança, esse temor do que pode vir a acontecer. Pensei numa forma de ir até elas levando uma mensagem de esperança e fé. Todo ser humano passa por momentos difíceis. O sofrimento faz parte da vida. Mas, temos certeza, pela nossa fé, que Deus está presente em nossa vida e, mesmo nos momentos difíceis, Ele se faz presente. Isso acalma o nosso coração e nos dá mais discernimento nas escolhas e nas atitudes que precisamos tomar — encorajou.
Hoje, será a vez do pároco da Igreja Matriz de São Fidélis, vinculada à Diocese de Campos, Maxwell Santos de Almeida, fazer um ato de fé pelas ruas da cidade. “Após a missa das 8h, vou passar nas principais ruas, na caminhonete, abençoando os ramos que estiverem nos portões e nas janelas das casas”, contou.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS