IFF necessita de doações de matéria-prima para produção de protetores faciais
31/03/2020 14:00 - Atualizado em 02/04/2020 16:37
Parque de impressão montado no IFF
Parque de impressão montado no IFF / Divulgação
O Instituto Federal Fluminense (IFF) necessita de doações de matérias-primas para prosseguir a produção de máscaras, também chamadas de protetores faciais (faceshield), que servem como equipamento de proteção individual (EPI) para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. A instituição começou a produzir o material no dia 26 de março e até essa segunda-feira (30) 176 máscaras já haviam sido feitas.
O IFF produziu até essa segunda-feira (30), no parque de impressão montado no Campus Campos Centro, um total de 176 máscaras, indispensáveis para que médicos, enfermeiros e demais trabalhadores da área de saúde possam se prevenir dos riscos de contágio durante o tratamento de pacientes infectados.
Entretanto, são necessárias doações de matérias-primas, tais como filamento plástico para impressora 3D, folha de acetato cristal (acima de 30 micras) ou plástico para plastificação (espessura mínima de 0,07), elástico para suporte (espessura mínima 10mm), power glue pritt (sem solvente) ou adesivo líquido A Bond para impressora 3D ABS PLA. “A doação desses itens é primordial para viabilizar a continuidade da produção e, assim, poder ajudar mais instituições, profissionais da saúde e, consequentemente, ampliar o número de pacientes beneficiados”, destaca o diretor de Internacionalização e Inovação do IFF, professor Henrique Monteiro da Hora.
O parque de impressão conta com oito impressoras em funcionamento, podendo chegar a 11, com capacidade para produzir até 200 máscaras por dia com otimização da produção e trabalho durante 24 horas com equipes divididas por períodos. Atualmente a média de impressões diárias é de 64 protetores faciais.
Henrique avalia que com cada quilo de material é possível produzir 20 protetores faciais. “Temos em média 50 quilos de matéria-prima (filamento para impressão 3D), todos dos estoques do IFF dos Campi Quissamã, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna e Polo de Inovação, o que torna possível produzirmos outras mil máscaras. Entretanto, temos vários pedidos de órgãos e entidades que necessitam de doação de EPIs por causa da pandemia do novo Coronavírus, tais como Policia Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Hospital Escola Álvaro Alvim, Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, Clínica dos Bombeiros e Unimed, entre outros. Sendo assim, toda a produção prevista já tem destino certo. Sem as doações, corremos o risco de a produção parar por falta de materiais”, comenta.
O chefe de gabinete da Reitoria do IFF, Maurício Guimarães Vicente, destaca a necessidade e importância das doações para que o trabalho de impressão dos protetores de face no IFF continue a todo vapor. “Com as doações, poderemos produzir com o máximo da capacidade do parque de impressão, sem necessidade de interrupção dos trabalhos, otimizando a utilização dos equipamentos, dos recursos humanos envolvidos e do tempo disponível, com o nobre propósito de ajudar na batalha contra a Covid-19”. As doações devem ser agendadas pelo e-mail: [email protected].
As máscaras são produzidas por servidores do Instituto, com o apoio do Polo de Inovação do IFF na organização, operacionalização e manutenção das impressoras, e da empresa Sprint 3D, uma spin-off das pesquisas de ex-alunos Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Campos Centro, que surgiu no Polo de Inovação e é incubada na TEC Campos. “A Sprint 3D fez a modelagem das hastes para impressão mais rápida, em tempo recorde, do melhor projeto dos protetores de face e que atende às especificações, de acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explica Henrique da Hora.
O trabalho conta com colaboradores, parceiros do IFF: a impressão das hastes de suporte do protetor visual é feita com impressoras 3D do IFF e mais duas impressoras emprestadas da Control Play (escola de robótica) e da Eneltec; o elástico é doação da Mania D'Água; parte do acetato para produção das viseiras foi doado pela Kalunga e outra parte o IFF comprou; as sacolas para acondicionar o material final foram doadas pelo SuperBom Supermercado. A Gráfica Original doou bastante acetato para as viseiras, utilizado para as impressões feitas no último sábado (28) e no domingo (29), e emprestaram a máquina para plastificação e uso como viseira, por causa da falta do acetato.
Fonte: Ascom IFF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS