Delegado Pedro Emílio fala sobre combate à Covid-19 no Folha no Ar desta terça
31/03/2020 07:52 - Atualizado em 02/04/2020 16:36
Delegado Pedro Emílio Braga
Delegado Pedro Emílio Braga / Folha da Manhã
O delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia, de Guarus, Pedro Emílio Braga, foi o entrevistado desta terça-feira (31) da primeira edição do programa Folha no Ar, da Folha FM, 98,3. Junto com outras autoridades públicas do município, ele tem atuado na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19 e falou das medidas de enfrentamento tomadas pelo prefeito Rafael Diniz e das ações do Gabinete de Crise, com coordenação das secretarias municipais, Ministério Público e forças de segurança.
Perguntado sobre como analisa as medidas tomadas em Campos, Pedro Emílio citou o ocorrido em Milão, quando, em situação semelhante a Campos, com protestos contra o fechamento do comércio, o prefeito Geiuseppe Sala acabou enfraquecendo as medidas o que pode ter acarretado muitas mortes.
— Quando ele toma aquela decisão errada, que ele mesmo já se desculpou e assumiu, ele atuava dentro de um cenário de desconhecimento, não possuía outros exemplos. O que não acontece aqui agora. Nós já enxergamos uma estratégia sendo levada a efeito e outras estratégias sendo levadas a efeito. A gente sabe que uma funciona e outra não e que essa estratégia que visou buscar a proteção do sistema econômico, resultou não só em milhares de mortes, mas em maiores prejuízos ao sistema econômico — apontou.
Para o delegado o isolamento social é inevitável e é preventivo também para a economia. “Parece mais inteligente, até para a proteção do sistema econômico, que nós façamos um isolamento exitoso agora e, desde o início, para que, sobretudo os entes federativos, possam se aparelhar e se organizar para enfrentar um cenário de pandemia que terá uma difusão inevitável. Ainda que menor, será uma grande difusão que causará mortes e prejuízo econômico”, disse.
O delegado frisou ainda que as ações tomadas pela Superintendência de Posturas do município, como a que fechou um quiosque no último final de semana no Parque Santo Amaro, após três advertências sobre funcionamento e encaminhou o proprietário à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, são tratadas pelo Gabinete de Crise.
“Houve por parte deste comerciante, especificamente, uma resistência e descumprimentos de determinações a que ele, enquanto comerciante, estabelecido na cidade, estava sujeito. A postura do superintendente, do Victor Montalvão, não poderia ser outra que não a condução para a delegacia. É importante salientar que a força-tarefa que se estabeleceu na reunião da segunda-feira passada, com as forças de segurança, segue ativa por meio de grupo de WhatsApp. Então, as ações são cientificadas e debatidas entre todos. O Ministério Público, enquanto fiscal da Lei, está presente e vem avalizando, sobretudo a atuação do Victor Montalvão, através da Prefeitura, atuação essa que tem sido de grande relevância”, destacou o delegado.
Confira a entrevista:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS