Equipes do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus recebem treinamento
28/03/2020 22:02 - Atualizado em 02/04/2020 16:32
Os médicos e profissionais da saúde, que vão trabalhar no atendimento ao paciente no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos, estão em treinamento. Os trabalhos tiveram início na noite de sexta-feira (27) e seguiram durante todo o dia deste sábado (28), no auditório da Beneficência Portuguesa de Campos, onde o Centro vai funcionar. O prefeito Rafael Diniz esteve no Centro neste sábado para acompanhar a capacitação.
A médica pneumologista e responsável pelo treinamento, Patrícia Meirelles,explicou que o treinamento segue os protocolos do Ministério da Saúde e de todas as Sociedades ligadas às áreas médicas.
— Estamos capacitando as equipes da sala vermelha, que é pra onde vão os pacientes mais graves, e equipes da UTI e do acolhimento — destacou Patrícia Meirelles. “Treinamento para que os profissionais estejam prontos, tanto na utilização de equipamentos de proteção individual quanto para ofertar o máximo de segurança no atendimento à população que vier buscar o Centro. O momento é de isolamento social, ficar em casa, pra gente evitar um mal maior lá na frente”, completou o prefeito.
Outro ponto importante destacado pela médica, durante o treinamento, é com relação a paramentação e desparamentação dos profissionais. “A forma correta de usar as vestimentas adequadas e os EPIs são de suma importância. Da mesma forma eles têm que estar bem orientados na hora de retirar essas vestimentas e equipamentos, porque a Covid-19 é transmitido de forma muito rápida”, lembrou.
O fluxograma de atendimento será realizado também de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.
— O primeiro atendimento é feito na tenda. Se forem verificados síndrome gripal e sintomas da Covid-19, o paciente é encaminhado para a segunda triagem, onde será avaliado o tipo de atendimento que será realizado. Se for grave será encaminhado para a sala vermelha ou a UTI — contou Patrícia.
Sintomas — São sintomas do coronavírus: febre, tosse e dificuldade para respirar. São cuidados básicos, além do isolamento social: higienização das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel; cubra o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar e evite ficar muito perto (um metro) de pessoas com sintomas semelhantes a um resfriado ou gripe.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS