Estado registra primeiro caso suspeito de coronavírus em Macaé, no Norte Fluminense
27/02/2020 19:37 - Atualizado em 02/03/2020 14:06
Ministro interino da Saúde, João Gabbardo, durante entrevista sobre o coronavírus
Ministro interino da Saúde, João Gabbardo, durante entrevista sobre o coronavírus
A secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou na noite desta quinta-feira (27) o primeiro caso suspeito de coronavírus (Covid 19) no Norte Fluminense, na cidade de Macaé. A paciente, de 22 anos, recém-chegada da Itália, apresentou quadro de infecção respiratória sem sinais de gravidade. Há ainda dois casos suspeitos no município do Rio de Janeiro, dois em Niterói e um em Nova Iguaçu, totalizando seis em território fluminense. Embora o Governo do Estado não tenha divulgado, a Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana, informou que também há um caso suspeito no município: uma mulher que deu entrada em unidade hospitalar privada na segunda-feira (24). A subsecretaria local de Vigilância em Saúde acompanha o caso junto à secretaria estadual da mesma pasta. No Brasil, há um caso de coronavírus confirmado e 132 suspeitos, número este que vai continuar crescendo.
— Esse número não é definitivo. É muito maior que 132. Ficamos com 213 notificações ainda não analisadas. Elas podem ser todas consideradas suspeitas ou apenas uma parte, mas dá para a gente avaliar que, na verdade, temos perto de 300 casos suspeitos — disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.
No caso suspeito de Nova Friburgo, a Prefeitura informou que a paciente deu entrada na unidade hospitalar com sintomas da doença depois de desembarcar de um cruzeiro vindo da Argentina. A viagem teve início no último dia 16 deste mês, e o desembarque aconteceu na segunda-feira. O hospital informou que ela passa bem, sem agravamento do quadro, inclusive podendo ter alta ainda ontem, o que não aconteceu até o fechamento desta edição. A orientação era de precaução de contato. A unidade informou que foram adotadas todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas. Também foram coletadas amostras e realizados testes para vírus respiratórios comuns. O material foi encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen RJ) e também para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Na terça-feira (25), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem de 61 anos, de São Paulo (SP), que esteve na Itália entre os dias 09 e 21 deste mês.
Em nota divulgada nesta quinta, a secretaria estadual de Saúde do Rio informou que está preparada e em alerta máximo para enfrentar a doença no território fluminense. O plano emergencial tem a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo. Ficou decidido que a secretaria vai apoiar, em caráter complementar, os gestores municipais no combate a um possível surto de coronavírus, precavendo-se e organizando o enfrentamento de tudo aquilo que sair da normalidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS