Natal é antecipado nos abrigos
Virna Alencar 23/12/2019 18:09 - Atualizado em 05/01/2020 09:07
Divulgação - Supcom
É tempo de celebrar a magia do Natal e o espírito de solidariedade se faz presente. Nas instituições que acolhem crianças, adolescentes e idosos em Campos, as festas foram antecipadas com distribuição de presentes e programações especiais com a presença do bom velhinho. Em algumas, há ainda a expectativa ainda é pela visita de parentes.
Gratidão e muita emoção. Assim foi o clima durante a festa de confraternização dos idosos internos do Centro Dia do Idoso, em Guarus, que na última quarta (18), recebeu os familiares dos assistidos. Teve Papai Noel, amigo oculto, declaração de amor e farta mesa de lanche. A equipe preparou ainda uma dinâmica envolvendo parentes. Cristiane Gonçalves, filha de Emília Gonçalves, de 73 anos, não conteve as lágrimas ao falar do carinho que a mãe recebe no Centro Dia.
— Desde que meu pai morreu, mamãe iniciou um processo de depressão. Eu e meus irmãos já conhecíamos o Centro Dia, porém era um espaço que vivia fechado. Há dois anos, viemos visitar o local, observamos que estava tudo diferente, enxergamos a possibilidade de tirar mamãe do ócio e da depressão. A vida dela mudou completamente. Hoje, ela é outra pessoa, tem autoestima, tem vontade de viver. Só tenho a agradecer à Prefeitura de Campos, à Secretaria do Envelhecimento, a esta equipe do Centro Dia que trata os idosos como se fossem parentes deles — afirmou Cristiane.
Assim que assumiu a gestão, em 2017, o prefeito Rafael Diniz e a, então, superintendente do Envelhecimento, Heloísa Landim, reabriram o Centro Dia. Atualmente, o espaço oferece aos idosos internos e externos atividades físicas e de lazer dentro do Programa 60+Saúde, além de consultas médicas em várias especialidades.
Também na quarta foi celebrada a Santa Missa de Natal pelo Padre Hélio acompanhado pelo Grupo da Pastoral da Saúde, na Associação Monsenhor Severino, onde também estão os idosos do Asilo do Carmo. Segundo o presidente da Associação Monsenhor Severino, Ricardo Araújo, além de servir como oportunidade de avaliar os trabalhos desenvolvidos durante o ano, os eventos de Natal também funcionam como vitrine, a fim de mobilizar a sociedade e mostrar que todos podem trabalhar e participar.
— A participação da sociedade é muito importante, não só para os residentes, mas para os demais colaboradores da casa que, nessa época, se sentem motivados a olhar para quem mais precisa. As programações especiais em datas comemorativas como essa é uma forma de ao menos amenizar a falta que os idosos sentem de seus familiares — declarou.
No mesmo dia, a Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape) recebeu funcionários da Caixa Econômica Federal com uma grande festa trazendo o Papai Noel para a entrega de presentes. As lembranças foram doadas pelos funcionários garantindo a alegria das crianças.
Confraternização no Projeto Renascer
Confraternização no Projeto Renascer / Genilson Pessanha
Na manhã de quinta-feira (19), foi dia de doação de presentes de Natal às crianças acolhidas pelo Projeto Renascer, ligado à Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). São, ao todo, 19 menores de zero a 10 anos que sofreram violação de algum direito fundamental e foram encaminhadas pela Justiça à instituição, após avaliação inicial do Conselho Tutelar. O projeto conta com equipe multidisciplinar, que inclui psicólogos e assistentes sociais, que atuam para levar aos menores, condições de reinserção na sociedade, seja na própria família ou por meio de adoção. Em seguida, houve a entrega dos presentes.
Para os acolhimentos vinculados à Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) a festa de confraternização de fim de ano foi doada por uma pessoa física. A celebração aconteceu no último sábado (21), em uma casa de festas no Parque Tamandaré. A iniciativa também pode motivar mais pessoas a fazerem o bem a quem nem conhece, não somente em datas comemorativas, mas o ano inteiro. (V.R.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS