Luzes que encantam e evangelizam
Matheus Berriel 20/12/2019 22:32 - Atualizado em 26/12/2019 14:14
Presépio tem destaque na decoração
Presépio tem destaque na decoração / Genilson Pessanha
O Papai Noel mora em Campos. Mais exatamente à esquina das ruas Pedro Marins e Engenheiro Franco Amaral, no Flamboyant. Pelo menos é o que pensam crianças que passam pelo local nas noites de dezembro. O motivo é a decoração natalina tradicionalmente preparada pela contabilista Angela Trindade, alimentando uma tradição iniciada há mais de duas décadas.
Basta escurecer um pouco para as luzes serem acesas. São lâmpadas de LED brancas e vermelhas, além das incandescentes, chamando de cara a atenção de quem curte momentos de lazer na praça do bairro.
— Eu moro em Rio das Ostras, mas minha sogra mora aqui, frequento a cidade. Todo ano a gente traz as crianças para olharem a decoração, cada ano é uma diferente. Esse ano tem as renas ali. Quando anoitece, fica tudo aceso. Tem o Papai Noel, e a minha filha brinca: “aqui que é a Casa do Papai Noel, mamãe?” — contou descontraidamente Fernanda Nogueira Wagner, durante uma pausa no passeio de bicicleta para encantar a pequena Lavínia, de quatro anos.
Envoltas por luzes de LED, as renas têm movimento. Também se destacam os pequenos Papais Noéis pendurados na sacada da residência. Entre eles, um pula de parapente; um se diverte no balanço; outro desce uma escada. O Bom Velhinho tem ainda um espaço próprio em uma varanda personalizada ao seu estilo; tudo para fazer brilharem os olhos infantis.
— De vez em quando eu abro, deixo as crianças entrarem. Quando tem criança pequena com família, quando chego do trabalho, abro um pouco para eles tirarem foto. Não posso deixar muito porque é difícil, tem pessoas que não conheço... Mas, quando tem família, pai e mãe com criança pequena, eu libero — relatou a proprietária da casa.
Na decoração, há renas com movimento
Na decoração, há renas com movimento / Genilson Pessanha
O apreço por Papai Noel se explica nos sorrisos da criançada. Mas, não falta espaço para a representação do verdadeiro sentido do Natal. Católica assídua, foi justamente para abordar o nascimento de Jesus Cristo que Angela Trindade começou a enfeitar a parte externa da casa, há cerca de 24 anos. Em dois Natais, inclusive, venceu concursos de personalização de casas promovidos por uma operadora de TV a cabo e uma loja de luzes.
— Eu sempre gostei muito de Natal, e sempre gostei muito de luzes. Para mim, a luz representa a vida de Cristo, o nascimento de Cristo — explicou.
Símbolo da chegada do Salvador ao mundo para os cristãos, o presépio tem destaque no jardim da casa, de frente para um dos portões, passando uma mensagem de fé.
— A minha intenção é abordar o nascimento de Jesus. Mas, eu faço a parte do Papai Noel por causa das crianças. Elas ficam aqui gritando o Papai Noel (risos). Vejo uma alegria... Quando começo a colocar, as crianças já dizem que começou o Natal, chegou o dia do Papai Noel. Isso me alegra, e acho que dou muita alegria para elas. Não só às crianças, mas pessoas de idade, senhoras que ficam felizes, me abraçam. É tanta coisa triste no mundo, as pessoas estão com tanta falta de Deus... E isso me deixa mais feliz, por pelo menos uma vez fazer a alegria das pessoas — declarou Angela.
Entre luzes, enfeites e personagens natalinos, o objetivo maior é passar a mensagem presente nos mandamentos bíblicos.
— Que a paz reine no mundo, e que Deus possa trazer mais amor, mais alegria. Que as pessoas tenham Deus no coração e pensem mais um pouco no próximo. Hoje, estão pensando muito só no dinheiro, está faltando Deus no coração — disse.
Casa é decorada há cerca de 24 anos
Casa é decorada há cerca de 24 anos / Genilson Pessanha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS