Câmara de SJB convoca Alan de Grussaí, suplente de Gersinho
Na sessão da Câmara de São João da Barra desta quarta-feira (6), o presidente Aluizio Siqueira (PP) convocou publicamente Alan de Grussaí (PSDB) para tomar posse da cadeira que era ocupada por Gersinho (SD) até 16 de outubro, dia em que foi preso acusado de participar de um esquema de “rachadinha”. No dia seguinte à prisão, em audiência de custódia, Gersinho foi liberado do cárcere, mas teve uma série de medidas restritivas aplicadas: entre elas o afastamento do cargo por 180 dias. Desde então, existia a expectativa de convocação de Alan, que se concretizou nesta quarta.
Alan chegou a acionar a Procuradoria da Câmara pedindo para ser convocado. O pleito foi analisado e, com base no regimento interno e na Lei Orgânica, o parecer foi exarado e lido na sessão. O hiato entre o afastamento de Gersinho e a convocação do suplente foi porque a Câmara consultou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para confirmar a ordem de suplência da coligação. Alan foi convocado na sessão e também será notificado pessoalmente. Ele terá 15 dias para se apresentar à Casa para posse.
A coligação entre os partidos SD, PSDB, PMN, PMB, PTC e DEM obteve 3.962 votos em 2016, ficando com uma das nove vagas na Câmara. O primeiro da lista foi Gersinho, com 915 votos, seguido por Alan, com 868. Eles estavam no palanque do ex-prefeito Neco (MDB), que naquele pleito disputou a reeleição, mas foi derrotado pela prefeita Carla Machado (PP). Poucos dias após o pleito, Carla fez uma publicação no Facebook sobre as conjecturas para eleição da mesa diretora da Câmara e mostrou que sua base governista já contava com reforço de Gersinho. Alan, apesar de ter sido oposição em 2016, também já está alinhado com a prefeita.
Saída de Gersinho — O vereador afastado foi preso acusado de participar de um esquema de “rachadinha”. O flagrante aconteceu na porta da Câmara, quando um assessor estaria entregando ao parlamentar R$ 3,5 mil. Gersinho foi delatado pelo então subdiretor da Casa, Jonas Nogueira dos Santos. Ele teria assumido o cargo por indicação do vereador, que fazia parte da mesa diretora. Jonas foi exonerado no fim de outubro. O processo que apura a situação de Gersinho tramita em segredo de Justiça.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]