Jackie Brown nesta quarta (06) no Cineclube Goitacá
05/11/2019 19:59 - Atualizado em 11/11/2019 15:21
Divulgação
Em mais uma de suas homenagens póstumas a grandes nomes do cinema mundial no Cineclube Goitacá, o jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa, diretor de redação da Folha da Manhã, apresenta nesta quarta-feira (06) o filme “Jackie Brown” (1997), dirigido pelo estadunidense Quentin Tarantino. A atuação como o agente de liberdade condicional Max Cherry valeu ao ator Robert Forster, morto dia 11 de outubro, aos 78 anos, sua única indicação ao Oscar. Na ocasião, Roberts acabou superado por Robin Williams na categoria de melhor ator coadjuvante. A sessão do Cineclube está marcada para as 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, situado à esquina das ruas Conselheiro Otaviano e 13 de Maio, no Centro de Campos. Entrada Gratuita.
Terceiro longa-metragem da filmografia de Quentin Tarantino, “Jackie Brown” é seu primeiro e único roteiro adaptado. O filme foi baseado no livro “Ponche de Rum” (Rum Punch, 1992), do escritor Elmore Leonard — falecido em 2013 —, que tinha como especialidade romances policiais e thrillers de suspense. “É uma das paixões de Tarantino, que chegou a pensar em adaptar todos os romances de Elmore Leonard para o cinema”, comentou Aluysio.
Na opinião do jornalista e poeta, “Jackie Brown” talvez não tenha o devido peso na filmografia de Tarantino devido ao fato de ter vindo logo após seus dois filmes de estreia, os clássicos “Cães de Aluguel” (Reservoir Dogs, 1992) e “Pulp Fiction: Tempo de Violência” (Pulp Fiction, 1994), com os quais despontou entre os grandes cineastas.
— Não só eu, talvez 90% dos críticos de cinema e cinéfilos tenham uma discussão se foi “Cães de Aluguel” ou “Pulp Fiction” o melhor filme dele. Eu acho “Cães de Aluguel”, mas respeito quem acha ”Pulp Fiction”. E “Jackie Brown” é o filme seguinte, compete com duas obras primas. É uma pequena obra prima. Não tem, talvez, a grandeza e o impacto dos anteriores. Mas é um filme talvez muito subdimensionado por ter vindo depois das duas primeiras obras dele, que são geniais, até hoje consideradas quase unanimemente as duas melhores — afirmou Aluysio.
Em “Jackie Brown”, o homenageado Robert Forster foi um dos atores “resgatados do ostracismo” por Tarantino. A outra foi a protagonista Pam Grier, responsável por interpretar a personagem-título, uma aeromoça que trafica dinheiro a mando de um vendedor de armas. Quando dois policiais oferecem um acordo para que ela entregue o bandido, a mulher decide enganar todos os envolvidos, com um olho na liberdade e outro numa mala cheia de dinheiro. Samuel L. Jackson, Bridget Fonda, Michael Keaton, Robert De Niro, Michael Bowen, Chris Tucker e Lisa Gay Hamilton são outros nomes do elenco.
Filmado no gênero blaxploitation, movimento estadunidense dos anos 1970 realizado por diretores e atores negros, o filme motivou uma polêmica entre Tarantino e outro renomado diretor estadunidense.
— Spike Lee falou que Tarantino não podia filmar no estilo blaxploitation porque não era negro. Ao que Tarantino respondeu, e eu nunca esqueci: “Admiro muito Spike e o cinema dele. Mas quer dizer que ele pode (filmar ao estilo blaxploitation), porque é negro, e eu não posso, por que sou branco? Ele que suba em um banquinho e beije minha bunda!”. Nos Estados Unidos, a expressão “kiss my ass” não tem conotação sexual, apenas sentido pejorativo. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS