Alerta para saúde do homem
Virna Alencar 09/11/2019 11:01 - Atualizado em 16/11/2019 12:33
Divulgação - Supcom
A cada dia, 42 homens morrem por câncer de próstata e aproximadamente três milhões vivem com a doença. A cada ano, são estimados 68.220 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Frente a essa realidade, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) iniciou mais uma edição da campanha Novembro Azul, que chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer e também para a saúde do homem de forma global. Em Campos, as Casas de Convivência do município vão realizar palestras com especialistas a fim de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Ainda de acordo com o Inca, apenas 32% dos homens fazem exame de toque e 47% dos homens com câncer de próstata em estado avançado desconhecem que tenham a doença. Para o urologista Edson Horvat, o preconceito em relação ao exame de toque retal ainda é um obstáculo que precisa ser superado considerando que as chances de cura são de 90%, quando a doença é diagnosticada em fase inicial. Por isso, ao entrar na terceira idade, o indicado é que homens realizem exames preventivos anualmente.
— Nos últimos anos, nós, urologistas, conseguimos um espaço muito bom na mídia numa proporção que vem amenizando o tabu do câncer de próstata. Com isso, o governo resolveu criar o Novembro Azul, uma campanha de conscientização para alertar que existe próstata e que é um órgão que deve ser tratado com medidas de prevenção periódica. A próstata é uma glândula masculina que fica na saída da bexiga e envolve a uretra. Essa glândula produz uma secreção que vai se juntar ao esperma formando o volume líquido que é ejaculado. Por volta dos 45 e 50 anos, esse órgão começa a crescer causando distúrbios miccionais. Por isso, o homem está sujeito a sintomas como: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina — informou o médico ao ressaltar que o toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata.
O urologista também destacou que é importante prestar atenção nos fatores de risco, como idade, histórico familiar, obesidade, entre outros.
A campanha Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003. O mês foi escolhido porque abriga, no dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Prefeitura realiza ações para idosos
A Prefeitura de Campos, por meio da secretaria do Envelhecimento Saudável e Ativo, deu início à campanha Novembro Azul nas Casas de Convivência. Durante todo o mês, serão realizadas palestras com especialistas a fim de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Nesta segunda-feira (11), os idosos do Centro Dia vão sair em caminhada pelas ruas do Jardim Carioca para alertar a população sobre o câncer de próstata. No dia 19 é a vez da Casa de Convivência de Travessão e do Tamandaré esclarecerem dúvidas sobre a doença. E, no dia 27, a Casa de Conselheiro Josino. Todos os eventos estão programados para as 9h. Também será realizada no próximo domingo (10), a partir das 8h, no Via Esporte Arthur Bernardes, a I Corrida e Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul.
As programações iniciaram no dia 6, na unidade de Dores de Macabu com a palestra ministrada pela médica Camila e a enfermeira Caroliny Andrade, que já atuam no espaço. Na sexta (8), o Centro Dia do Idoso recebeu o médico Frederico Reis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS