Voluntários reformam área de lazer na Tapera
08/10/2019 22:50 - Atualizado em 10/10/2019 14:03
Divulgação
Moradores do Morar Feliz Tapera I ganharam, com ajuda e esforço voluntário, uma quadra e um espaço de lazer para as crianças do bairro. No último sábado, aconteceu a grande mobilização e realização da etapa principal do projeto, lideradas pelos alunos da ONG RenovaBr Cidades e que teve ações simultâneas em outras 1.400 iniciativas em 445 cidades de todos os estados brasileiros. A ação fez parte do projeto Adote uma Praça, da Prefeitura de Campos, lançado em 2017.
O líder e mobilizador do projeto é membro da JCI Campos e aluno RenovaBr, Fernando Loureiro. “Em apenas 15 dias, com o apoio incansável e comprometido de dezenas de voluntários, doadores, moradores, organizações e empresas parceiras, conseguimos transformar este espaço, dando vida e propósito à nova praça Tapera I. Que esta ação sirva de inspiração para que outros tantos cidadãos ativos desta cidade possam ser a mudança que tanto desejam ver no mundo. Aos apoiadores e amigos da Tapera, o nosso muito obrigado. E a todos os moradores que deram o seu melhor para tornar o sonho uma realidade, o nosso parabéns”, disse.
A proposta do “Renova Tapera” foi realizar uma intervenção no espaço que teria sido reservado para uma praça durante a construção do conjunto habitacional, mas que foi abandonado. Com a intervenção, foi construído um espaço de convivência com brinquedos, quadra e jardim.
Segundo os idealizadores, a iniciativa fez parte de um grande projeto nacional pela renovação que inclui centenas de cidades brasileiras e milhares de jovens que buscarão promover atividades que transformem a realidade local, promovendo inúmeras ações de impacto positivo e sustentável pelo Brasil e gerando a consciência de que a mudança deve partir do compromisso de todos nós, cidadãos ativos, na promoção de um novo país, mais forte e mais unido.
Flávio Cruz Siqueira, responsável pelo projeto urbanista desenvolvido para a nova praça, comemorou o empenho de todos na obra. “Com criatividade e empenho de todos, usamos material reciclado, como pneus, paletes e estrutura de eucalipto tratado para fazer o parque infantil completo com balanço, gangorra, casinha com escorrega e túnel, aproveitamos um espaço existente no local e transformamos em uma linda quadra, com traves profissionais, marcação e pintura completa, além de toda a limpeza, terraplanagem, retirada do excesso de entulho que existia no local, pintura dos meios-fios, plantio de mudas e construção de bancos e mesas de madeira.
Projeto – A Prefeitura de Campos regulamentou o programa “Adote uma Praça”, por meio da secretaria de Desenvolvimento Ambiental, com a finalidade de melhorar a urbanização da cidade. 
Em nota, a secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) informou que "três parcerias foram concluídas para o Projeto Adote uma Praça e mais três estão em andamento. A secretaria também está apoiando a iniciativa de grupos e estabelecimentos de ensino, que revitalizaram praças públicas escolhidas por eles. Através do projeto, a parceria prevê que a iniciativa privada e a sociedade civil organizada estejam dispostas espontaneamente a assumir a conservação de praças, jardins e canteiros em todo o município. Os interessados em participar do projeto devem enviar proposta para a secretaria, localizada na Av. Osvaldo Cardoso de Melo, 1233. Pq. São Caetano. O telefone da secretaria é (22) 98168 8422.
(D.A.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS