Turismo o ano todo em São João da Barra
08/10/2019 15:41 - Atualizado em 17/10/2019 13:59
Divulgação
Conhecida por suas praias e por promover o melhor carnaval de rua do interior do Estado do Rio, que atrai pessoas de todo o país na alta temporada, São João da Barra avança nas políticas públicas voltadas para o fomento do turismo, a fim de fortalecer o setor também na baixa temporada. O objetivo é ajudar a impulsionar a economia durante todo o ano e valorizar a imagem do município. Para isso a Prefeitura tem participado de eventos, se articulado com entidades governamentais e buscado fortalecer outros atrativos, como o turismo rural. A ideia é também investir no potencial turístico de roteiros como prédios históricos, patrimônio religioso, festas juninas, turismo de aventura, gastronomia, lagoa Salgada e as riquezas naturais do delta do rio Paraíba do Sul.
Na semana passada, o município sediou um seminário de turismo rural promovido pela secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, em parceria com a secretaria municipal de Agricultura. O evento reuniu produtores, artesãos, pesquisadores e representantes do poder público, visando unir esforços e criar estratégias para inserir a atividade no campo ao roteiro turístico municipal. Em agosto, São João da Barra teve participação de destaque no Salão Estadual de Turismo, no Rio, no estande destinado à região da Costa Doce. Foi inclusive a partir da visibilidade no evento queo município ganhou espaço nas redes sociais do Hotel Urbano, a maior agência de viagens online do Brasil.
— Temos nos dedicado, em um esforço conjunto de várias secretarias, para transformar o turismo em uma fonte relevante de geração de renda e trabalho no município. São João da Barra vive os efeitos da crise nacional, da instabilidade em relação à indústria do petróleo, e é preciso buscar alternativas à nossa economia. O turismo tem um papel muito importante — afirmou a prefeita Carla Machado.
O trabalho envolve as secretarias municipais de Turismo, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico e Tecnológico; Meio Ambiente e Serviços Públicos; Comunicação Social e Agricultura.
— A partir do seminário de turismo rural, estamos cuidando da montagem de um roteiro para receber os turistas, considerando as potencialidades de cada região, associando o turismo rural ao meio ambiente. Já solicitamos inclusive ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) uma capacitação para os nossos produtores. Queremos oferecer um roteiro de qualidade — disse a secretária municipal de Agricultura, Marcela Toledo.
Conselho fortalecido — Neste ano São João da Barra conquistou a vaga de titular regional da região da Costa Doce no Fórum Estadual das Secretarias de Turismo, participou do lançamento do Programa Rumo ao Rio, desenvolvido pela secretaria estadual de Turismo — cujo objetivo é oferecer capacitação e apoio para expansão do mercado de eventos —, esteve presente na audiência pública do Conselho Estadual de Turismo na Assembleia Legislativa (Alerj) e passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, iniciativa do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do ministério do Turismo.
Os resultados deste esforço para desenvolver o setor têm sido acompanhados pelo Conselho Municipal de Turismo, que estava desmobilizado e passou a atuar efetivamente a partir de março deste ano, com a posse dos novos membros eleitos, ocorrida durante o Fórum Municipal de Turismo.
— O fato de o Conselho estar ativo é importante porque essas políticas públicas têm sido discutidas com a sociedade e porque, desta forma, o esforço para fortalecermos a atividade turística no município é compartilhada. Profissionais, empresários do setor, todos devem estar envolvidos neste processo — destacou o secretário municipal de Turismo, Flávio Raposo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS