Segunda edição do Federal Kids reúne cerca de 10 mil pessoas na Arthur Bernardes
Catarine Barreto 13/10/2019 13:56 - Atualizado em 17/10/2019 14:14
  • Federal Kids reúne adultos e crianças

    Federal Kids reúne adultos e crianças

  • Federal Kids reúne adultos e crianças

    Federal Kids reúne adultos e crianças

  • Federal Kids reúne adultos e crianças

    Federal Kids reúne adultos e crianças

  • Federal Kids reúne adultos e crianças

    Federal Kids reúne adultos e crianças

  • Federal Kids reúne adultos e crianças

    Federal Kids reúne adultos e crianças

  • Federal Kids encantou adultos e crianças

    Federal Kids encantou adultos e crianças

  • Federal Kids encantou adultos e crianças

    Federal Kids encantou adultos e crianças

  • Federal Kids encantou adultos e crianças

    Federal Kids encantou adultos e crianças

Um assunto sério tratado de uma forma diferente. Com o objetivo de combater a pedofilia contra crianças, a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, em parceria com a Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), realizou, neste domingo (13), a segunda edição da Corrida Federal Kids, na avenida Arthur Bernardes. Cerca de 10 mil pessoas participaram da ação, que tinha como intuito unir toda a família. Adultos e crianças tiveram a oportunidade de assistir ao show aéreo da Esquadrilha Céu, formada por pilotos da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), e apresentações musicais.
A abertura do Federal Kids aconteceu por volta das 8h30 e foi feita pelo representante da organização do evento, o deputado federal Felício Laterça; pela vice-prefeita, Conceição Sant’Anna; e pelo presidente da FME, Raphael Thuin. Para Thuin, a segunda edição consecutiva da corrida foi um sucesso de público.
“Este ano, bateu todas as expectativas, com uma média de 10 mil pessoas. É um evento da Polícia Federal em parceria com Exército, Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, todos juntos contra a pedofilia. Esse é o sentido do evento Federal Kids, e a gente, da Prefeitura, por meio da FME e de várias secretarias, abraçou essa ideia e está conseguindo realizar um evento muito bacana para a população, com corrida entre pais e filhos. Então, a gente mostra que o esporte é uma ferramenta extremamente importante e que a união da família é que faz o grande sentido, realmente, para a gente combater coisas ruins, como a pedofilia”, afirmou o presidente, ressaltando que o espetáculo da Esquadrilha Céu, com pilotos do Rio de Janeiro, não acontecia em Campos há mais de 20 anos e foi uma atração oferecida pela Polícia Federal. A apresentação foi comandada, em terra, a tenente Rachel Motta, que é locutora do Museu Aeroespacial, o assessor Sérgio Silveira e o piloto Carlos Souza.
Da corrida, participaram cerca de quatro mil pessoas. A competição foi realizada em três modalidades, baseadas em idades e distâncias distintas. A primeira foi direcionada aos participantes de até seis anos, com distância de 600 metros. Logo após, crianças de sete a 10 anos percorreram 1 km e, por último, foi a vez do público de 11 a 14 anos, em um percurso de 1,5 km.
No espaço do evento, havia tendas de diferentes instituições e entidades, como as destinadas às forças de segurança, ao Qualifica Jovem e à inscrição para doação de medula, além de carros de food trucks e estrutura de banheiro móvel. Durante as atividades, os campistas puderam assistir aos shows das cantoras Larice Barreto e Júlia Ferreira, que participou do programa The Voice Kids.
Quem estava se divertindo com os pais e o irmão mais velho era o pequeno Bernardo Gomes, de 7 anos. A mãe do menino, Kátia Gomes, contou a experiência de correr com o filho. "Eu achei tão importante ter esse dia com eles, correr com meus filhos, meu esposo. É uma ação ótima e de extrema importância para todos", disse Kátia, que também é mãe do Arthur Gomes, de 11 anos.
Outro que se encantou com o evento foi o Thor Lima, de três anos. Admirado com as tendas das polícias Civil e Militar, além do Exército, o menino era só sorriso. "Para ele, é uma realização, porque ele ama tudo que está aqui e esse evento é muito importante, aproxima a família" disse Nayara Lima, mãe do menino.
O deputado federal Felício Laterça afirmou ser uma grande alegria estar em Campos, sua terra natal, representando a Polícia Federal.
“Federal Kids é uma super bandeira da Polícia Federal. Ela foi originada pelo Sindicato dos Delegados e, hoje, é um instituto que prega sobre o combate a crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Então, essa bandeira é muito cara, muito preciosa para nós, políticos e sociedade civil, porque não podemos deixar ferir as nossas crianças. As crianças são o futuro do nosso país. Então, estar em Campos na segunda edição do Federal Kids é importante pela questão da conscientização. As pessoas, não só os adultos, mas também as crianças, vão com essa mensagem para casa”, declarou Laterça.
Para o deputado, é necessário que os adultos estejam atentos para identificar se alguma criança próxima está sendo vítima de abuso e que orientem meninos e meninas para que eles tenham a consciência da existência deste tipo de crime. “O mais grave disso tudo é que quase 70% dos casos acontecem dentro da própria casa ou no entorno do lar”, destacou Laterça.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS