O mea-culpa de Rafael na greve dos médicos - Novo "pacto pela saúde"
20/08/2019 12:36 - Atualizado em 20/08/2019 17:33
O prefeito Rafael Diniz fez um mea-culpa em sua carta aberta aos médicos, publicada ontem no portal da prefeitura de Campos (carta aberta) e no blog Opiniões, de Aluysio Abreu Barbosa (confira). Ele diz textualmente: "não há razão para esconder os problemas e reconhecer que há, sim, erros por parte da nossa gestão. Adiar o pagamento das gratificações e substituições, independente da nossa situação financeira, é um deles e precisamos trabalhar para resolvê-lo".
A categoria esperava uma confissão de culpa por parte da administração municipal desde a primeira reunião com o Sindicato e o CREMERJ,  sobre as condições de trabalho, tema que acabou sendo a principal reivindicação da classe além do corte nas gratificações. A condição precária da saúde pública de Campos tronou-se uma pauta de luta dos médicos, imposta pelo próprio movimento. – A greve hoje não é dos médicos, é da saúde pública - disse Roberto José Crespo, presidente do Simec ao Blog do Arnaldo Neto (confira). 
 
 
Rafael fez mea-culpa mas exigiu o mesmo dos médicos, dizendo que "inúmeros profissionais passaram a não cumprir integralmente suas obrigações. Infelizmente, o número de profissionais ausentes nos locais de trabalho é significativo". A acusação de falta de comprometimento colocam os médicos contra a parede. Ou eles aceitam o proposto na carta e começam a dialogar com a secretaria de saúde para buscar soluções em conjunto em relação as condições de trabalho ou negam o proposto e solicitam ao prefeito que prove a acusação e diga o porquê não foi cobrado pelos departamentos de recursos humanos dos hospitais as ausências. A prefeitura negocia com sua obrigação de pagar, já definida em lei municipal e propõe mudança de plantão (24 horas semanais para dois plantões 12 horas). Emite uma carta aberta e acusa os médicos, exigindo uma confissão de culpa. Os médicos, reféns de sua própria narrativa, vão precisar achar uma solução para as condições de trabalho em conjunto com o prefeito. 
Rafael x Médicos
Rafael x Médicos
A população, ao final, poderá ser beneficiada na busca de soluções para saúde de Campos. Caso as acusações e confissões de culpa sirvam para ambos os lados usarem uma frase do filósofo Alfred North Whitehead: "o conflito é um sinal de que existem verdades mais amplas e perspectivas mais belas".  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira