Norte & Noroeste, a Pobreza de Ideias e de Investimentos
19/08/2019 10:27 - Atualizado em 19/08/2019 10:29
A Cascata
Artigo Exclusivo para o BNB
Por Fernanda Malafaia*
Recentemente recebi um vídeo que mostra a triste realidade dos municípios das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro sendo comparados com os do Estado do Espírito Santo.
Nessa realidade, nós de Itaperuna estamos  tristemente inseridos.
A falta de incentivos fiscais com as empresas automaticamente desvia investidores para os municípios do estado vizinho, comprometendo assim o crescimento das cidades, pois com essa carga tributária que degola o bom investidor, é impossível se instalar nesses locais acarretando grandes prejuízos .
Quebra-se todo um ciclo financeiro, pois afeta o capital de giro nos municípios, gerando  um efeito cascata com graves consequências. O fechamento de empresas e indústrias vai muito além do desemprego. A perda de renda gera problemas na área de educação, a falta de recursos próprios é um impedimento para que os jovens tenham uma boa formação e na saúde tem inúmeras falhas, sem renda os doentes não conseguem se tratar adequadamente.
No comércio também os danos são enormes. Ou seja, a falta de incentivo do estado somada a alta carga tributária do município só gera desempregos, perda na saúde, educação, comércio.
Enfim, o Efeito Cascata.
Sonho futuro : que possamos ser igualados e não comparados.
*Malafaia é fisioterapeuta e presidente do Cidadania itaperunense.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]