Oposição vai reduzir número de candidatos em SJB
19/08/2019 12:12 - Atualizado em 19/08/2019 15:20
Divulgação
É natural em todo processo pré-eleitoral que muitos nomes apareçam como possíveis candidatos, mas nunca foram tantos como neste ano em São João da Barra. Por ora, são oito da oposição no tabuleiro, mas os entendimentos vão levar a uma redução significativa nos próximos dias. O cálculo é simples, se a oposição tiver vários candidatos, quem fica em vantagem é a prefeita Carla Machado (PP) — ou um nome indicado por ela, caso esteja impossibilitada de concorrer nos desdobramentos da Machadada.
Nos grupos de WhatsApp da cidade começou a circular a informação sobre uma reunião que teria acontecido em Grussaí, na residência do ex-secretário municipal de Transportes (na gestão Neco) José Vitor Silva. O encontro, segundo a mensagem, teria reunido quatro dos oito pré-candidatos de oposição: o radialista Emilson Amaral, o vereador Franquis Areas (PL, a caminho do PSC), o advogado e professor Juliano Rangel (PDT) e o ex-coordenador municipal de Esporte e Lazer (governo Carla) João Paulo Almeida (a caminho do PSDB).
Os cinco citados negam que a reunião tenha acontecido na casa de Zé Vitor. No entanto, o alinhamento para o fortalecimento de uma candidatura de oposição já começa a ganhar força nos bastidores. Novos passos serão anunciados em breve.
Em tempo — Também estão na lista de pré-candidatos pela oposição o empresário Renê Fernandes (Patri), o empresário Márcio Nogueira, Maike Lalanga, Paulo Mendes (Psol) e André Fontoura (Cidadania).
Pelo lado governista, Carla é candidata natural à reeleição. Porém, foi condenada nas primeira e segunda instâncias a oito anos de inelegibilidade. No Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a prefeita e os outros réus do processo — o vereador Alex Firme (PP), o vice-prefeito Alexandre Rosa e o ex-prefeito Neco (MDB) — conseguiram suspender a sanção até o julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda sem data prevista.
Carla está confiante em reverter a sentença em última instância. De toda forma, se ela for candidata terá de ter um novo vice, já que Alexandre foi reeleito para o cargo e não pode disputá-lo em 2020. O secretário de Transportes Elísio Motos (PDT) já demonstrou em entrevista (aqui) ao Folha no Ar, da Folha FM 98,3, ter interesse em disputar a eleição majoritária no grupo da prefeita, seja como cabeça de chapa ou como vice. Outros nomes cotados são dos vereadores Aluizio Siqueira (PP), presidente da Câmara, Chico da Quixaba (PSL), Gersinho Crispim (SD) e Sônia Pereira (PT).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]