Hemocentro Regional com mais uma coleta itinerante pelo Junho Vermelho
25/06/2019 09:27 - Atualizado em 01/07/2019 17:54
Unidade móvel do banco de sangue estacionada no Cietec
Unidade móvel do banco de sangue estacionada no Cietec / Isaías Fernandes
Dentro da campanha nacional Junho Vermelho, de incentivo à doação de sangue, esta terça-feira (25) foi mais um dia de coleta itinerante do Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado. A ação aconteceu entre 8h e 15h, com a unidade móvel do banco de sangue estacionada no Cietec - Escola Técnica e Profissionalizante, na avenida 28 de Março, 533, esquina com José Aves de Azevedo (Beira-Valão).
O estudante de mecânica Felipe Pereira Rangel, de 18 anos, decidiu doar sangue e contou que um dia também precisou do gesto de solidariedade. “Nasci em 2001 com excesso de hormônio masculino e precisei de transplante de sangue, porque, segundo a médica, a estrutura do meu corpo estava abatida. Já doei sangue duas vezes, a primeira em 2017. Hoje tento retribuir o bem que me fizeram e, se todos pensassem da mesma forma, a realidade do estoque de sangue seria bem diferente”, disse.
A moradora do Jóquei Cíntia Felix, de 46 anos, também decidiu doar sangue aproveitando que o filho estuda no Cietec. “Sempre tive vontade de doar sangue e aproveitei a oportunidade nesta manhã. Os estudantes estão sendo incentivados pela escola a doar sangue para ganharem ponto em uma gincana. A turma vencedora irá ganhar 1,5 ponto em todas as matérias escolares”, afirmou.
Conforme informações do banco de sangue, no inverno, devido às baixas temperaturas e a incidência de doenças respiratórias infecciosas, a frequência de doadores tende a reduzir em 50%. O Hemocentro destaca a importância da doação, lembrando que o baixo estoque da unidade vem restringindo a realização de cirurgias eletivas, com o sangue sendo priorizado para as cirurgias emergenciais. Para chamar atenção dos já cadastrados e atrair novos doadores, o Hemocentro lançou a coleta itinerante, percorrendo também outros municípios da região.
Nesta quinta (27), a coleta será no Porto do Açu, em São João da Barra. Sábado (29), em Campos, a ação acontece na Igreja Adventista do Sétimo Dia, na rua Padre Carmelo, 255, Parque Califórnia, em Campos.
Para doar sangue é necessário ter mais de 16 anos (até os 18 com autorização do responsável), ter peso mínimo de 50 kg, não estar em jejum nem ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e estar em bom estado de saúde. A cada bolsa de sangue coletada, quatro vidas podem ser salvas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS