Cuidados com crianças nas festas
Camilla Silva 29/12/2018 15:04 - Atualizado em 02/01/2019 15:17
Isaías Fernandes
A programação de Réveillon e verão nas praias da região está agitada. Quem vai curtir os eventos na companhia dos filhos deve ter necessária atenção, alerta o Conselho Tutelar, que indica aos pais que tomem cuidado com a ingestão de bebida alcoólica e a fazerem cartão de identificação para os filhos. Em Farol de São Thomé, a Guarda Civil Municipal vai realizar ações para a proteção das crianças e adolescentes.
— Os pais precisam ter responsabilidade, ficar sempre perto da criança. Evitar sempre locais movimentados. Em um show, não ficar lá frente, ficar um pouco afastado. Não fazer uso de bebida é muito importante, o adulto pode se entreter e esquecer o compromisso — orienta a Conselheira Tutelar, Geovana Almeida.
Uma ocorrência comunicada ao Conselho, no ano passado, chamou a atenção. Uma criança foi encontrada trancada dentro de um carro em Farol na noite de ano novo. “A criança passou o Réveillon em um abrigo e a mãe foi autuada por abandono de incapaz”, conta.
Para quem está com crianças é importante colocar identificação e um contato. “É essencial que os pais coloquem um cartão com as informações básicas da criança e dos pais. Um telefone também é muito importante. Pode ser um cartão colocado no bolso da roupa, mas é melhor que seja algo que possa ser facilmente visto, como um crachá. Quem encontrar uma criança perdida deve procurar o estande da Guarda Municipal e, se for o caso, eles entram em contato com a gente — explica.
A Guarda Civil Municipal informou que estará atuando em caráter especial no Farol e em Lagoa de Cima, por se tratarem de locais com maior concentração de pessoas nos finais de semana de verão.
— Essa época requer atenção redobrada, pois, com o elevado número de frequentadores na região, aumenta consideravelmente a probabilidade de as crianças acabarem se perdendo —, pontua o comandante da GCM, Fabiano Mariano. Ele informa, ainda, que qualquer problema deve ser informado à Polícia Militar ou agentes da GCM, que estarão atuando em regime de plantão 24 horas.
Outra conselheira tutelar que atua em Campos, Maria Fernanda Rangel chama atenção para uma prática comum na região, mas que não está correta. “Criança não toma conta de criança. Às vezes, o irmão mais velho fica responsável pelo menor, enquanto os pais estão se divertindo. Isso não adianta”, alerta.
Viagens — Quem vai viajar pelo Brasil deve apresentar a carteira de identidade ou a certidão de nascimento, que comprovem a filiação. Se for não for parente, o responsável deve estar com uma autorização dos pais, com firma reconhecida em cartório.
Dar bebida alcoólica a menores é crime
O maior número de chamados do Conselho Tutelar nesta época do ano é o de adolescentes com sinais de embriaguez, relata Geovana Almeida. A pena para quem vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica ou outros produtos que possam causar dependência psíquica para crianças ou adolescentes é de até quatro anos de prisão. A multa pelo descumprimento varia de R$ 3 mil a R$ 10 mil, além da possibilidade de fechamento do estabelecimento comercial até pagamento da multa.
— É muito comum esses casos nesse período de fim de ano. É preciso que os pais conversem com seus filhos. Nós somos chamados sempre que alguém entra em coma alcoólico e está sem documento. Somos acionados até encontrarmos um responsável pelo menor — afirma a conselheira.
Ela apela, ainda, para que os comerciantes e ambulantes tenham responsabilidade e não vendam nenhum tipo de bebida alcoólica para menores de idade. “É triste, mas é comum ver as vendas sendo feitas sem pedir qualquer documento de identificação”, finaliza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS