Eleições 2018: Menos zonas eleitorais e ordem dos votos alterada
Arnaldo Neto e Aldir Sales 06/10/2018 09:32 - Atualizado em 07/10/2018 20:17
Eleitor com deficiência também tem até dia 9 para pedir transferência de seção
Eleitor com deficiência também tem até dia 9 para pedir transferência de seção / Folha da Manhã
A dois dias das eleições, as mudanças nas seções eleitorais tem causado confusão entre os eleitores campistas. Com o corte de gastos da Justiça Eleitoral no ano passado, as 99ª, 100ª e 249ª zonas eleitorais (ZE) de Campos foram extintas e anexadas às 98ª, 76ª e 75ª ZE. Com isso, as seções das zonas que não existem mais foram incorporadas às demais e, consequentemente, houve alteração nos números. No entanto, o cartório da 76ª ZE esclareceu que a orientação é para que o eleitor se dirija ao local onde sempre votou que será informado sobre a seção correta.
O cartório informou ainda que poucas seções tiveram mudanças de local, porém, nestes casos o deslocamento não será grande. No entanto, que quiser saber com antecedência onde irá votar pode consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br) ou ligar para a Justiça Eleitoral de Campos pelos telefones 2722-1884, 2726-4554, 2722-4974 ou 2723-7162.
Além das 98ª, 76ª e 75ª ZEs, Campos ainda possui a 129ª Zona Eleitoral, que não teve nenhuma alteração em relação aos últimos anos.
Além das mudanças em Campos, a 51ª zona eleitoral de Conceição de Macabu incorporou o município de Trajano de Moraes. No Noroeste Fluminense, a 73ª zona eleitoral de Laje do Muriaé deixou de existir e foi acumulada pela 112ª zona eleitoral de Miracema.
De acordo com a norma, todas as zonas com menos de 70 mil eleitores devem acabar e os eleitores redistribuídos para as zonas eleitorais próximas. Com a exceção de Macaé e Itaperuna, todas as outras cidades do Norte e Noroeste Fluminense sofreriam com os cortes. Após estudos técnicos, o TRE encaminhou uma proposta ao TSE para manter a maioria das comarcas nas cidades do interior, para não prejudicar a fiscalização eleitoral, o que foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Os juízes designados pela Corte Regional para atuarem nas zonas eleitorais de Campos atualmente são Rubens Soares de Sá Vianna Junior, na 75ª ZE; Elias Pedro Sander Neto, na 76ª ZE; Maria Daniella Binato de Castro, na 98ª ZE; e Ralph Machado Manhães, na 129ª ZE.
Ordem de votação na urna sofre alteração
Os eleitores de todo Brasil terão que votar, neste domingo (7), em seis candidatos para os cinco cargos em disputa nas Eleições 2018. Há uma mudança na ordem de votação, em comparação com os pleitos de 2014 e 2010. Até então, o primeiro voto era para deputado estadual. Agora, a votação será na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República.
Para não esquecer os números dos seus candidatos no momento da votação, a orientação é que o eleitor carregue a chamada “cola eleitoral”, que pode ser levada à cabina de votação.
É importante digitar o número de cada candidato com atenção e conferir a foto do político escolhido antes de apertar a tecla “Confirma”. Caso ocorra algum erro, o eleitor pode apertar a tecla “Corrige” antes de finalizar o processo e digitar o número novamente.
No Senado terá uma renovação de 2/3 de seus integrantes, neste ano o eleitor deve escolher dois candidatos diferentes. Se o mesmo número for digitado para os dois cargos, o segundo voto será anulado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS