Romário é líder no interior
Aldir Sales 05/10/2018 23:29 - Atualizado em 07/10/2018 20:17
Romário (Pode) é o preferido do eleitorado do interior do Rio de Janeiro. É o que aponta as últimas pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas na última quarta e quinta-feira, respectivamente. O senador possui 24% e 20% fora da capital e da Região Metropolitana, segundo os dois institutos, contra 20% e 17% do ex-prefeito do Rio. Os números contrastam com os dados de todo o estado, que apontam a liderança Paes. O Ibope também revela que Jair Bolsonaro (PSL) tem 42% das intenções de voto no interior. Este índice é o maior registrado, em comparação com as demais regiões.
De acordo com o Ibope, Romário tem 24% no interior, contra 20% de Paes. Na sequência ainda aparecem Indio da Costa (PSD), com 9%; Wilson Witzel (PSC), com 7%; Marcia Tiburi (PT), com 4%; Tarcísio Motta (Psol), com 3%; Marcelo Trindade e Pedro Fernandes, com 2%; e André Monteiro (PRTB), Dayse Oliveira (PSTU), com 1%. Luís Eugênio (PCO) não atingiu 1%.
O levantamento do Ibope também mostra que 21% dos entrevistados no interior responderam que pretendem votar em branco ou nulo, número maior do que na Baixada (12%) e na capital (14%).
Já pelo Datafolha, Romário tem 20% fora da capital e da Região Metropolitana, seguido de Paes, com 17%; Indio, com 10%; Witzel, com 8%; Tarcísio, com 6%; Pedro, com 4%; Tiburi, com 3%; e Trindade e Eugênio, com 1%. Dayse e Monteiro não chegaram a 1%. Ao todo, 21% disseram que vão votar em branco ou anular e 8% não sabem.
Os números do interior contrastam com o da capital, onde se concentra grande parte do eleitorado fluminense. Eduardo Paes, que foi o prefeito carioca até 2016, tem 32% no Rio, de acordo com os dois institutos, contra 13% (Ibope) e 8% (Datafolha) do senador.
O Ibope também mediu a intenção de votos para presidente. Líder absoluto nas pesquisas nacionalmente e no estado do Rio de Janeiro, o capitão da reserva Jair Bolsonaro (PSL) também é o primeiro colocado com sobras no interior fluminense, com 42%, enquanto Fernando Haddad (PT) tem 14%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 10%; Marina Silva (Rede), com 6%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 5%; Henrique Meirelles (MDB), com 2%; e Alvaro Dias (Pode), Cabo Daciolo (Patri), José Maria Eymael (DC), Guilherme Boulos (Psol) e João Amoêdo (Novo), com 1%. Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) não atingiram 1%.
O Datafolha ouviu 1.542 eleitores, sendo 475 no interior, entre os dias 3 e 4 de outubro. A margem de erro é de 3%, para mais ou menos. Já o Ibope entrevistou 2.002 eleitores, sendo 546 no interior, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. A margem de erro é de 3%, para mais ou menos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS