RJ com esquema de segurança montado para as eleições
05/10/2018 16:36 - Atualizado em 07/10/2018 20:14
Polícia MIlitar
Polícia MIlitar / Divulgação
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SES) anunciou que o esquema de segurança para as eleições no estado do Rio de Janeiro contará 40 mil agentes das forças estaduais e federais, sendo 4.500 homens das Forças Armadas. Questionada sobre o número de militares que atuarão em Campos, a SES informou que não iria divulgar a quantidade e nem os locais por motivo de segurança. No entanto, o juiz Ralph Manhães, da 129ª Zona Eleitoral de Campos, responsável pela fiscalização no município, disse na última quarta-feira, que o Exército começará a atuar no município a partir de hoje, véspera do pleito.
Segundo a secretaria, a Polícia Militar fará as escoltas e a distribuição das urnas nos locais de votação hoje e estará presente em todas as zonas eleitorais. Todo o processo de segurança será acompanhado por representantes de várias agências reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Rio de Janeiro.
— O ambiente eleitoral no Rio de Janeiro, sob intervenção federal na área de Segurança Pública, tem sido de tranquilidade. A coalizão, com vários órgãos eleitorais e do Estado, tem nos permitido trabalhar preventivamente e de forma integrada a fim de apoiar a fiscalização eleitoral e a obtenção de provas robustas capazes de caracterizar a prática de crime eleitoral, como abuso de poder econômico de facções criminosas”, declarou o secretário de Estado de Segurança, Richard Nunes.
O esquema de segurança montado pela PM para o primeiro turno das eleições prevê um total de 35 mil agentes, sendo 13.200 policiais extras, em todo o estado. O plano prevê escolta de urnas e policiamento nos 4.897 locais de votação.
A Polícia Civil informou que o efetivo será reforçado em todas as delegacias do estado, que funcionarão normalmente. A Cidade da Polícia, na capital, atuará como principal centro de custódia provisória. Haverá equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) de prontidão. A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) destacou que neste pleito não haverá votação dos presos provisórios.
Duzentos agentes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual reforçam a segurança das eleições, realizando a prevenção e conferindo agilidade às possíveis ações de combate a incêndios, salvamentos e atendimentos pré-hospitalares.
Além de Campos, os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e Macaé também receberão apoio das Forças Armadas para a segurança durante a eleição, mas o efetivo também não foi divulgado pela secretaria.
Regras - Na última quarta-feira, Ralph Manhães apresentou à imprensa normas para a eleição deste ano em Campos com uma portaria assinada em conjunto com os quatro juízes eleitorais do município. De acordo com o documento, estarão proibidos a partir das 18h de hoje até às 17h de amanhã, a venda e consumo de bebidas alcoólicas a 100 metros dos locais de votação, assim como o funcionamento de comércio ambulante.
A portaria também determina a proibição do estacionamento de veículos a uma distância de 50 metros dos locais de votação no domingo. Dentro deste perímetro, segundo o juiz, serão permitidos apenas a circulação de veículos oficiais, de pessoas que tenham alguma dificuldade de locomoção ou de moradores. (A.N.) (A.S.)
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS