Suposta faixa do tráfico proíbe roubo no Jóquei
Matheus Berriel 23/10/2018 21:43 - Atualizado em 24/10/2018 14:23
Durante esta terça-feira, circularam nas redes sociais imagens de uma faixa que teria sido colocada por traficantes na rua Agnaldo Machado, no Jóquei Clube, em Campos. Trata-se de um “aviso aos ladrões: Se for pego roubando na área, vai morrer. Não admitimos roubos”. A Polícia Militar (PM) retirou a faixa entre o final da manhã e o início da tarde, e a Polícia Civil iniciou investigação.
O delegado titular da 134ª Delegacia Policial (DP), do Centro, Geraldo Rangel, informou que tinha conhecimento do caso e já estava em posse da faixa. “Já foi retirada, no horário do almoço. Foi apreendida, está aqui na delegacia. Vai ser aberto um inquérito para apurarmos a autoria, a associação ao tráfico. Aqui na área da 134ª DP, foi a primeira vez que isso ocorreu, pelo menos que eu me recorde. Vamos apurar. Mas, não existe lei do tráfico em Campos, pelo menos não na área da 134ª DP”, afirmou.
A faixa foi assinada pelo “3º Puro Complexo JP”. Questionado se o responsável teria alguma ligação com o Terceiro Comando Puro (TCP), que comanda o tráfico de drogas em alguns pontos do município, Geraldo disse que não gosta de comentar nome de facção. Entretanto, mais uma vez negou a existência da chamada “lei do tráfico” na região central da cidade e em toda a área abrangida pela 134º DP. “Este foi um evento isolado que vai ser devidamente apurado”, completou o delegado.
Também foi tentado contato com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Fabiano Souza, sem êxito. Por meio de nota, a assessoria de imprensa da PM informou que “assim que tomou ciência do fato, o comando do 8º BPM enviou uma equipe para o local e providenciou a retirada da faixa. A autoria deve ser investigada pela instituição responsável, que não é a PM. O policiamento no local foi reforçado. Vale ressaltar que o batalhão tem realizado operações naquela região, sempre com o objetivo de reduzir os índices criminais e garantir a segurança da população campista”.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Ivanildo Cordeiro, esteve no Jóquei ao final da tarde e conversou com moradores: “Não acredito que a faixa tenha sido assinada pelo presidente da associação de moradores. Até porque, existe um hiato na sucessão do presidente da associação. A presidente anterior não participa mais. E eu desconheço qualquer outro que tenha assinado essa faixa. Isso foi um movimento deles (traficantes) que fizeram e colocaram assinatura como se fosse o presidente da associação. Essa pessoa não existe no Jóquei. A gente aguarda que a polícia possa fazer a investigação”.
Em março, cartazes supostamente assinados por integrantes da facção Amigos dos Amigos (ADA) foram colados em postes no Parque Eldorado e na Codin, em Guarus. Os cartazes ameaçavam quem usasse ou comercializasse drogas perto de escolas. Situação parecida aconteceu em fevereiro, na comunidade Morro São Jorge e no bairro Aroeira, em Macaé, onde traficantes penduraram faixas proibindo o uso de maconha na rua. “Vamos respeitar os moradores e as crianças”, dizia a faixa, que continha ainda uma ameaça: “Se não abraçar o papo, o papo vai abraçar você”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS