Fisioterapeuta é destaque no último dia de Congresso Científico
Virna Alencar 28/09/2018 21:31 - Atualizado em 01/10/2018 16:52
O fisioterapeuta Aresio Sousa, brasileiro, que vive nos Estados Unidos, foi um dos destaques da noite de encerramento do VI Congresso Internacional do Conhecimento Científico (CICC), realizado pelos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa). Na ocasião, ele apresentou um método inovador para tratamento da dor lombar. O evento, aberto na  última segunda-feira (25), contou com uma extensa programação voltada para as áreas de humanas, exatas e saúde.
Segundo o palestrante, a dor lombar é a dor mais comum, sendo um campo de atuação confuso por existirem milhares de técnicas de terapia. “Estudos mostram que 85% da população mundial vai ser afetada pela dor lombar uma vez na vida. Os Estados Unidos e Canadá são países onde há uma crise de pacientes que fazem uso de medicamentos pesados para o organismo humano e eles ficam viciados. Deste modo, a fisioterapia tem se mostrado como alternativa para prevenir e diminuir a dosagem desse consumo”, disse.
Aresio explicou que pesquisas revelam que exercícios intervalados de alta intensidade, sob supervisão de especialistas, criam mecanismos internos de liberação de opioides endógenos (pequenas proteínas) que o corpo naturalmente produz não sendo necessário o consumo externo por meio de pílulas. “Falar em exercícios de alta velocidade para uma pessoa que está com dor pode parecer contraditório. Mas existem metodologias específicas, que dependendo do quadro de disfunção, se cria exercícios no patrão de movimento que a pessoa não tenha dor”, acrescentou.
Nesta sexta-feira, no último dia de evento, foram realizados mais de 50 atividades, entre minicursos, palestras, workshops e mesas redondas, com a presença de quatro palestrantes internacionais. Entre os destaques, além do professor Aresio Sousa, esteve presente o colombiano Edwin Tarapuez Chamorro, que falou sobre empreendedorismo por meio do tema “Quer empreender? Descubra quais são os fatores que mais influenciam estudantes na América Latina a criar sua própria empresa”.
Ao todo, a programação do VI Congresso englobou mais de 100 atividades e 12 palestrantes internacionais, das áreas de humanas, saúde e exatas. O objetivo da iniciativa foi promover um grande fórum de discussão interdisciplinar, fomentar o intercâmbio de conhecimento e estimular a parceria para novos projetos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS