Abertas inscrições para II Mostra Fotográfica
24/04/2018 20:07 - Atualizado em 25/04/2018 17:30
Divulgação
Estão abertas, até o dia 8 de maio, as inscrições para a II Mostra Fotográfica das Escolas Municipais de Campos. Todos os alunos matriculados na rede, do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental regular ou Educação de jovens e Adultos (EJA), podem participar. Ao todo, 50 imagens serão selecionadas para uma exposição no Museu Histórico de Campos e o autor da foto vencedora ganhará um smartphone.
O cadastro deve ser feito pela unidade, enviando um e-mail para o endereço [email protected], informando o nome da escola, nome do professor que ficará responsável pelo projeto na unidade e de qual área ele é, quais os anos de escolaridade que participarão e em qual modalidade, telefone e e-mail. Com o tema “Meu Olhar Sobre Campos”, o projeto visa sensibilizar os estudantes para a valorização da sua identidade com o lugar onde vive.
O projeto é realizado pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da coordenação de Ciências Humanas. O “Meu Olhar sobre Campos” é dividido em várias etapas, como oficina fotográfica para os professores responsáveis, seleção interna das fotografias pelas escolas, seleção realizada por corpo técnico, mostras e premiação. A exposição final acontecerá em novembro.
— O projeto tem o objetivo de utilizar a fotografia como um instrumento capaz de conferir aos nossos alunos um papel mais ativo na construção de novos conceitos, sensibilizando-os para a valorização da sua identidade e o aperfeiçoamento de sua autoestima. Queremos a visão de mundo deles e que eles tenham a noção de que o espaço público é deles, então precisa ser cuidado — explica Cristiane Rabelo, coordenadora de História da Smece.
A primeira mostra foi realizada ano passado, quando 14 escolas participaram com 138 imagens. Destas, 60 participaram da exposição. Intitulada “O Caminho”, a imagem vencedora da primeira edição retratava uma estrada de terra no distrito de Dores de Macabu com um fusca por ela trafegando. A autora foi a estudante da E.M. Paulo Freire Izabella Barcelos Chagas, 11 anos.
— Ano passado ficamos muito felizes e emocionadas com o resultado do projeto. Nós víamos a fotografia e ficávamos admiradas com a beleza, mas quando o aluno a descrevia, nos dizia o que ela significava para ele, vimos que alcançamos o nosso objetivo. Muitos disseram que passaram a admirar mais a cidade e o bairro onde vivem. Essa noção de pertencimento é muito importante — avalia Aline Peixoto, coordenadora de Geografia da Smece. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS