Das Crianças ao Estresse, Depressão, Álcool e Drogas com a Psicóloga Luciane Mina Abrindo a Boca para Marco Barcelos.
1- Luciane Mina, na psicologia infantil quais as alterações de comportamento que deve levar os pais a procurar ajuda profissional?


O diálogo e a brincadeira entre pais e filhos é o melhor sensor para buscar situações que possam estar colocando os filhos em situação de desconforto.

Quantas crianças estão sofrendo abuso sexual e só se fala do assunto quando as mesmas já são adultas? Muitas situações que nós adultos vivenciamos como criança e nossos pais, se quer sonham que possa ter acontecido. Por que seria diferente com as crianças? Contudo o monitoramento através da observação de mudança significativa e persistente de comportamento da criança é necessário. Se os pais deixam claro para seus filhos que os mesmos podem compartilhar situações problemáticas e que as mesmas serão tratadas como tal, ou seja, vamos repreender o erro e não o indivíduo, muito poderia ser prevenido ou mesmo solucionado. Vou esclarecer: O que se observa com muita constância são pessoas, leia-se pais, insatisfeitas com o comportamento dos seus filhos e para buscar a melhoria ofendem com palavras ou atos a pessoa e muitas vezes não atuam sobre o ato inadequado. Como diz o auto de PAI MINUTO: Devemos repreender o erro e não a pessoa.

2- O tratamento cognitivo comportamental pode auxiliar em que fase da depressão?


Todo tratamento tem sua porção de utilidade, mas o determinante é o quanto o cliente, alvo do processo, se coloca aberto para atuação oferecida. Eu mesma estou atuando de forma bem produtiva com Barra de Access, técnica existente a mais de 20 anos fora do Brasil, mas ainda pouco utilizada em nosso meio. Isso faz com que poucas pessoas se permitam usufruir dos grandes resultados que estão sendo anunciados dentro e fora do país. Então o TCC - Tratamento Cognitivo Comportamental pode auxiliar se o paciente se alinhar e concordar.

3- O estresse é considerado o mal do século, a rotina do dia a dia e a vida agitada contribuem sobre maneiras para que isso aconteça. Como preveni-las e qual o tratamento com Psicoterapia?

Venho trabalhando neste tema a mais de 25 anos e ele se mantem ameaçador como a 30 anos atrás, pois as pessoas muitas vezes acham que estar estressado é sinônimo de bom trabalhador, pois trabalha muito, quando na verdade estresse é sinônimo de baixa qualidade nos resultados ou prenuncio de que o resultado poderia ser melhor.

Ter como prioridade a satisfação em qualquer atividade garante a maior habilidade com o gerenciamento do estresse, visto que o estresse tem seu lado de utilidade, mas para quem sabe gerenciar. A satisfação implanta sensores que ajudam a afastar o estresse negativo.

A proposta psicoterápica diante do estresse é identificar onde a falta de satisfação faz com que o indivíduo se coloque sua atenção sobre situações e questões inadequadas ao ampliar da sua qualidade de vida.

4 - Com o alto índice de pessoas com problemas de álcool e drogas, qual a importância do psicólogo na fase de desintoxicação? A família participa do tratamento?


O usuário de droga lícita ou ilícita tem a tendência buscar meios para obstruir a percepção ou entendimento daquilo que ele julga que incomoda. A psicoterapia tem a função de auxiliar o indivíduo a construir ou utilizar mecanismos que tragam melhor e maior entendimento desta situação para retomada do bem estar original do indivíduo.

A família é peça fundamental na sustentação e manutenção do bem estar geral do cliente. Contudo é importante identificar se a mesma tem saúde necessária, já que ninguém dá o que não tem.

5 - Muitas pessoas acham que tratamento com Psicólogo é frescura ou doença de rico. Quais os conselhos que você pode dar a quem pensa assim?

Infelizmente a ignorância reina.

Quantos anos de estudos e pesquisas, temos disponíveis para auxiliar na melhor compreensão do verdadeiro potencial do indivíduo?

Quantos profissionais dedicando anos da sua vida para conhecer mais e melhor o potencial humano? Quantas graduações, pós e formação tem sido oferecido para melhor acolher o sofrimento humano?

Quantas pessoas sofrendo sozinhas sem solução, ou mesmo usando remédios para trabalhar o sintoma e não a causa, que vão enfrentar sua dores depois que elas já não encontram mais solução imediatas e estão enraizadas no cotidiano do indivíduo. O que na verdade só tem mais e mais dor sobre posta?

O psicólogo tem condições técnicas de oferecer alternativas diante das encruzilhadas da vida. Afinal esse é seu grande propósito.

O conhecimento liberta!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marco Barcelos

    [email protected]