Parceria para cultivo de mudas em SJB
11/04/2018 18:09 - Atualizado em 16/04/2018 17:20
Divulgação
Reflorestamento urbano, transporte público e limpeza de ruas foram alguns dos temas debatidos na Câmara de São João da Barra, na sessão desta quarta-feira (11). Por meio de requerimento à secretaria de Agricultura, o vereador Gersinho Crispim (SD) sugeriu ao Executivo que faça um convênio com o Instituto Federal Fluminense (IFF) para que seja criada, no próprio campus, uma estufa onde os alunos possam aprimorar seus conhecimentos, cultivando mudas de plantas para serem, posteriormente, doadas aos agricultores e demais cidadãos do município. “Esse projeto seria muito interessante, pois no momento os agricultores estão tendo que ir a outros municípios para comprar mudas, o que gera mais custo”, disse.
O presidente da Casa, Aluizio Siqueira (PP), requereu à secretaria de Meio Ambiente, a elaboração de projeto de reflorestamento urbano, incluindo a construção e reforma de calçadas com acessibilidade. “Faço novamente esta solicitação porque a gente vê muita gente cortando árvores, mas poucos plantando. E precisamos melhorar a qualidade de vida e nosso clima”, observou ele, que em outra matéria, pediu a melhoria na drenagem da rua Regalheira, na sede do município.
Ao governo do Estado, Franquis Arêas (PR) pleiteou a reforma do asfaltamento da RJ 240 entre Azeitona e Açu. Já à Prefeitura, Franquis solicitou medidas necessárias para a realização da licitação para o retorno do transporte público municipal.
Outros – Em conjunto, Aluizio, Ronaldo Gomes (Pros) e Carlos Caputi (Pode) requereram à Enel a instalação de novos circuitos de média tensão no bairro Nossa Senhora Aparecida e nos demais bairros do outro lado da lagoa de Grussaí. O vereador Eziel Pedro da Silva (MDB) fez duas indicações: limpeza das galerias pluviais da sede, de Grussaí, Atafona, Barcelos e Açu, além da urbanização e calçamento das ruas do bairro Nova Grussaí, incluindo a construção de galerias pluviais.
Alex Firme (PP) sugeriu às secretarias de Obras e Transporte, melhorias com serviços de patrolamento e colocação de material nas ruas dos bairros Carrapicho, Porto Seguro e Jardim das Palmeiras, nos loteamentos Morada do Chico e Santa Rita, e diversas ruas de Grussaí, principalmente as do outro lado da lagoa. O pedido do vereador também inclui as estradas da Imbaíba e Confisco e as do 5º distrito que também foram prejudicadas com as chuvas.
Ainda ontem, Gersinho solicitou o retorno do programa Prefeitura em Ação. Já Ronaldo propôs a limpeza dos abrigos de passageiros do município e, em conjunto com Aluizio, a limpeza do cemitério de Roças Velha, incluindo a revisão na iluminação pública. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS