Com estoque baixo no Hemocentro, cirurgias eletivas são mais uma vez canceladas
10/04/2018 20:22 - Atualizado em 11/04/2018 21:06
Hemocentro de Campos
Hemocentro de Campos / Supcom Campos
O Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), alerta para o baixo estoque de sangue para atender toda demanda. Devido à pouca quantidade de doações, cirurgias eletivas tiveram que ser suspensas e a unidade, mais uma vez, apela à população para que doe sangue e ajude a salvar vidas.
O único banco de sangue do Norte e Noroeste Fluminense necessita de todos os tipos sanguíneos para dar conta de atender as solicitações. O Hemocentro fornece bolsas de sangue para um total de 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos e mais 16 unidades hospitalares em 14 municípios.
A assistente Maria Gonçalves, que trabalha no Hemocentro, disse que há doações quase todos os dias, mas a quantidade não é suficiente para que a situação fique positiva. "Até o fim da manhã desta quarta-feira (11), tivemos aproximadamente 15 doadores. Alguns são de outras cidades, como Cambuci e São João da Barra. É muito importante que o número de doadores aumente cada vez mais para que possamos melhorar o nosso estoque. Hoje, ele está muito baixo, o que levou à suspensão das cirurgias eletivas", ressaltou.
Thiago Melo trabalha como mecânico industrial. Ele esteve no HFM para fazer doação e falou sobre a importância desse ato. "Como os seres humanos estão conectados, cada um deveria ajudar o próximo. Hoje, eu estou doando para quem está precisando. Mas amanhã pode ser eu quem precise de doação. Então, acho que todos devem se conscientizar mais. Se cada um fizesse sua parte, a situação seria bem melhor", afirmou.
Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h, no HFM, que fica situado na rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju.
Como alternativa para auxiliar a manutenção do estoque, o Hemocentro utiliza a unidade móvel para coleta de sangue externa. Na última quinta-feira (5), durante o II Simpósio de Prevenção e Salvamento Aquático, que aconteceu no Teatro Trianon, foram coletadas 21 bolsas de sangue. Nesta terça (10), a unidade esteve na praça do distrito de Santa Maria de Campos. (A.N.) (J.L.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS