Mais integração na segurança
Paula Vigneron 18/10/2017 21:43 - Atualizado em 20/10/2017 17:38
A Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) destinou à Prefeitura de Campos 70 novos radiotransmissores com o objetivo de auxiliar no trabalho de segurança do município em parceria com o Estado. A entrega aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (18), no auditório da 6ª Risp (Região Integrada de Segurança Pública) e foi feita pelo subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança, Rodrigo Alves, e pelo superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval, ao prefeito Rafael Diniz. O superintendente de Paz e Defesa Social, Marcello de Oliveira, também participou do evento.
Os rádios, que foram utilizados durante a Olimpíada de 2016, serão conectados ao Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc), no Rio de Janeiro, permitindo o contato com diversos órgãos de segurança para o auxílio no combate à violência e outras ocorrências diárias. Os aparelhos serão distribuídos às polícias Civil e Militar, à Guarda Civil Municipal, ao Corpo de Bombeiros e ao Instituto Municipal de Trânsito e Transporte.
O subsecretário Rodrigo Alves afirmou que os radiotransmissores possibilitarão o trabalho em conjunto dos órgãos municipais e estaduais. "A rede de rádio, hoje, é muito mais do que só as polícias falando. Nós temos Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, fuzileiros navais. Então, quando a gente faz uma parceria com o município, ela vai além da possibilidade de uma comunicação constante e segura somente entre as polícias", afirmou.
Para operarem os aparelhos, os usuários passarão por cursos de capacitação à distância. O superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval, informou que a rede trabalha com protocolo de segurança e não poderá ser interceptada ou ouvida por quem não tenha o equipamento adequado. Os aparelhos possuem GPS para monitoramento das equipes nas ruas.
O prefeito Rafael Diniz destacou a importância de firmar parcerias com o Estado e trabalhar com criatividade neste momento de crise. "Temos que buscar soluções que não dependam efetivamente de dinheiro para que possamos avançar. E, aqui, temos uma grande solução para avançar no setor de segurança, gastando o menos possível e trabalhando de forma integrada. É muito bom quando a gente vê o governo do Estado tendo prazer de entrar na nossa cidade, coisa que, há algum tempo, não acontecia devido às dificuldades políticas. Hoje, a gente não permite que isso aconteça mais. A porta do município está aberta ao governo do Estado para implementar qualquer política pública que seja favorável para o cidadão campista", declarou.
A entrega dos radiotransmissores começou no primeiro semestre deste ano. Desde então, os aparelhos já foram recebidos por diversas prefeituras, como Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Valença. Até o momento, foram firmados 29 acordos de cooperação entre os municípios e o Estado do Rio de Janeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS