Seca leva ao controle de água na região
17/10/2017 19:48 - Atualizado em 20/10/2017 17:39
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae-RJ) informou nesta terça-feira (17) que, por conta da estiagem na região, o abastecimento de água no distrito de Santa Clara, em Porciúncula, precisou ser reduzido. A Cedae orienta os moradores a consumirem água de forma equilibrada para evitar o desperdício. Os impactos da estiagem também afetam outros municípios da região. Alguns como São Fidélis, Miracema e Santo Antônio de Pádua chegaram a decretar estado de emergência.
De acordo com a Cedae, a medida foi necessária devido à redução do nível do rio Ribeirão do Bom Jardim, onde a empresa capta água para tratamento e distribuição. “A Cedae vem realizando manobras operacionais para minimizar os efeitos da seca na região da nascente, e pede que moradores evitem o desperdício e consumam água de forma equilibrada, visando evitar problemas maiores de abastecimento”, informou a Cedae.
A longa estiagem já começa a trazer os primeiros traços negativos desde a Região dos Lagos até os municípios do Norte e Noroeste. O baixo nível do rio Macaé já causa alarde em Rio das Ostras e no distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu. No Noroeste, em Santo Antônio de Pádua, a captação está completamente prejudicada. Em Campos, a instrução da Defesa Civil é por economia.
O baixo volume de chuvas deixou o nível do rio Pomba abaixo do normal e para possibilitar a captação de água para o fornecimento, a Prefeitura está abrindo um canal para levar água até as bombas. Na Estação de Piscicultura do município, as bombas também já não alcançam o leito do rio prejudicando o abastecimento de caminhões pipa que abastecem os produtores rurais diariamente.
Em Rio das Ostras, apesar de a Prefeitura evidenciar que a responsabilidade pelo abastecimento é da Cedae, campanhas vêm orientando a população em rede social sobre informações da própria Cedae pertinentes ao desperdício e falta de abastecimento de água. Em Aperibé, o pedido por chuvas é levado diretamente aos céus. Moradores se reúnem na Igreja de São Sebastião para rezar pedindo chuvas. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS