Caravana de lojistas de Campos vai ao Rio para a instalação da Frente Parlamentar do Varejo
17/10/2017 16:17 - Atualizado em 18/10/2017 19:26
Uma caravana da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos estará nesta quarta-feira (18) no Rio para prestigiar a instalação da Frente Parlamentar do Varejo, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O ato solene será às 18h, no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A proposta da Frente é se tornar um instrumento de mediação entre o setor varejista do Rio de Janeiro e as prefeituras fluminenses, bem como uma ferramenta de pressão política junto ao Congresso Nacional para aprimorar a legislação federal em defesa do setor.
O presidente da CDL Campos, Joilson Barcelos, disse que torna-se necessária a presença em massa dos lojistas de Campos, uma vez que a instalação desta Frente Parlamentar da Alerj é uma reivindicação quase que pessoal do presidente da Federação das CDLs do Rio de Janeiro, Marcelo Mérida.
Mérida disse que essa Frente Parlamentar é um grande avanço. “A partir da instalação, todo o projeto que tramitar na Alerj relativo ao varejo, ou seja ao comércio em geral, terá que ser discutido com as entidades representativas e isso antes não acontecia. Quem ganha com isso é o nosso segmento e também o consumidor”, disse.
O deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), que é presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Alerj, também presidirá a Frente. “Através da Frente, pretendemos assegurar a aprovação de um Plano Nacional do Varejo, que é o que mais emprega no Brasil, perdendo apenas para o serviço público. Além disso, é um setor que continua empregando trabalhadores com escolarização limitada, ou seja, assegura empregos para trabalhadores de origem popular. Muitas das demandas do setor têm a ver com a atuação das prefeituras: investimentos em segurança, combate ao comércio irregular, desburocratizarão na concessão de alvarás, tratamento tributário diferenciado em relação ao ISS, entre outras ações. A Frente também pretende dialogar com a representação dos trabalhadores do setor para entender melhor suas demandas”, explica Carneiro. (D.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS