Secretarias vão fazer diagnóstico da seca
16/10/2017 20:44 - Atualizado em 20/10/2017 17:17
Representantes das superintendências de Agricultura e Pecuária, Planejamento, Desenvolvimento Ambiental, da coordenadoria de Defesa Civil e da Procuradoria Geral de Campos se reuniram nessa segunda-feira na sede da prefeitura para dialogar sobre os prejuízos causados pela falta de chuvas na região. Ficou definido que as secretarias deverão dispor de informações para a elaboração de um documento com um diagnóstico da estiagem a ser entregue ao prefeito Rafael Diniz para a definição sobre a decretação de situação de Emergência.
Nas regiões Norte e Noroeste, seis municípios já decretaram situação de Emergência, mas no sistema de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública do Ministério da Integração Nacional, não consta nenhum município no estado do Rio feito até o último dia 10.
Para o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, não se pode entrar com um pedido de situação de Emergência de forma abrupta. “Estamos interagindo com as entidades do setor e com os órgãos competentes para monitorarmos a situação. Nós estamos realizando ações para minimizar a situação dos produtores rurais e é preciso destacar que não se decreta uma situação de Emergência de uma hora para a outra. É preciso estar munidos de todos os dados da estiagem”, explicou Cardoso, ressaltando que o grupo estará se reunindo na próxima semana novamente.
De acordo com o diretor executivo da Defesa Civil em Campos, major Edison Pessanha, o órgão está trabalhando para consolidar informações a fim de embasar, de forma técnica e jurídica, a decisão do prefeito Rafael Diniz em relação à decretação ou não da situação de Emergência.
Depois de quatro meses praticamente sem chuva no Norte e Noroeste Fluminense, pelo menos seis municípios da região decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Área de produção agrícola, a pecuária e a lavoura deste ano já foram comprometidos pela falta d’água. A Defesa Civil estadual confirmou o decreto de emergência em Itaocara, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Miracema, São Fidélis e Santo Antônio de Pádua.
Segundo a Agência Brasil, no sistema de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública do Ministério da Integração Nacional, não consta nenhum município no estado do Rio de Janeiro na atualização feita no último dia 10. Segundo o ministério, existe um trâmite a ser seguido para que a situação de emergência seja homologada pelo governo federal e os casos dos municípios fluminenses ainda não foram solicitados. (D.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS