Julgamento de Rosinha e Chicão fica para quinta-feira
Aldir Sales 17/10/2017 21:20 - Atualizado em 20/10/2017 18:03
Rosinha e Chicão foram condenados
Rosinha e Chicão foram condenados / Folha da Manhã
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou para quinta-feira o julgamento da ex-prefeita Rosinha Garotinho (PR) e do ex-vice Dr. Chicão (PR), acusados de contratar temporariamente 1.166 servidores de forma irregular no período pré-eleitoral em 2012. A ação seria apreciada nesta terça-feira, em conjunto com o processo que investiga o uso irregular de meios de comunicação na mesma campanha, porém, o plenário da Corte decidiu adiar após pedido dos advogados de defesa.
Ambos foram condenados em primeira instância, mas a sentença foi reformada pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e por uma liminar do ministro Herman Benjamin, relator do caso na Corte de Brasília.
De acordo com a denúncia oferecida pela Procuradoria Eleitoral, Rosinha e Chicão utilizaram a contratação dos servidores em julho daquele ano para benefício eleitoral, com o objetivo de desequilibrar o pleito que aconteceria em outubro. No entanto, o TRE entendeu que por causa da anulação das contratações por decisão judicial em agosto de 2012, não houve prejuízo à eleição. 
Porém, em novo recurso, a Procuradoria alega que Rosinha e Chicão sabiam que seriam beneficiados com conduta vedada, mesmo que ela não tenha se concretizado e isso bastaria para reconhecer a chamada legitimidade passiva, o que foi rejeitado novamente por Benjamin em decisão liminar no dia 5 de novembro do ano passado. O ministro relatou novamente na decisão que não houve prejuízo à eleição porque as contratações foram barradas antes do pleito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS