Bandas voltam às praças de São João da Barra e Macaé
Matheus Berriel 16/10/2017 18:42 - Atualizado em 20/10/2017 17:06
Os amantes das bandas marciais, muitos tradicionais no Norte Fluminense, têm duas boas opções para curtirem o hobby nesta semana, em dois municípios da região. Na próxima quinta-feira (19), será realizada a segunda edição do Encontro Municipal de Bandas Escolares de Macaé. Já no sábado (21) e no domingo (22), acontecerá o Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas do Rio de Janeiro, em São João da Barra.
No encontro de Macaé, que começará às 8h, na praça Veríssimo de Mello, estarão presentes as bandas escolares Polivalente Anísio Teixeira, Paulo Freire, Carolina Curvelo Benjamim, Professor Jamil Andrade Dias (Generino Teotônio de Luna), Leonel de Moura Brizola, Jacyra Tavares Duval, Maria Isabel Damasceno Simão, Elza Ibrahim, Claudio Moacyr de Azevedo e Oscar Cordeiro. A abertura contará com participação da banda MPB Groove, formada por estudantes do Colégio Municipal Zelita Rocha.
Para fazerem parte do projeto “Bandas Escolares”, que está envolvido no festival macaense, os estudantes devem frequentar regularmente as aulas e apresentar bom rendimento escolar. Atualmente, cerca de 400 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos participam das corporações. Os ensaios acontecem em horários divergentes aos das aulas.
Em São João da Barra, no final de semana, a disputa terá 27 corporações fluminenses e também do Espírito Santo, servindo de seletiva para o Campeonato Nacional, marcado para os dias 9 e 10 de dezembro, em Aracajú, no Sergipe. As apresentações do Estadual serão na avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, no Centro da cidade, a partir das 14h, no sábado, e das 9h, no domingo. Haverá varias categorias: banda de tambor, banda de percussão marcial; banda de percussão sinfônica; fanfarra simples tradicional; fanfarra com gatilho; banda de percussão com instrumentos melódicos; banda marcial; banda musical e banda sinfônica.
A organização do Estadual é uma parceria entre o Conselho Municipal da Juventude e a Prefeitura de São João da Barra com a Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ). De acordo com os organizadores, cerca de dois mil competidores participarão do campeonato.
— O evento fomenta a cultura local, com foco principalmente na juventude, e o turismo, já que atrai pessoas de várias cidades do Rio de Janeiro e também do Espírito Santo, que irão competir aqui em busca de uma classificação para o Nacional pelo fato de não ter naquele estado uma Federação de Bandas e Fanfarras — afirmou o músico e vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, Fabiano Tavares.
Segundo Fabiano, a ideia inicial era de realizar apenas m encontro de bandas e fanfarras em São João da Barra, mas, após contato com a federação, a informação de que a sede do Estadual ainda não havia sido definida e o apoio dado pela Prefeitura, foi possível definir a realização do campeonato no município pela primeira vez.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS