Projeto de trânsito no Contorno debatido
06/07/2017 21:34 - Atualizado em 15/08/2018 15:30
A finalização do projeto de melhoria do acesso de moradores condomínios e usuários do shopping, no Parque Rodoviário, à BR 101, será tema do encontro, a ser realizado no próximo dia 26, na sede da Prefeitura, entre o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Renato Siqueira, e representantes de diversos setores ligados ao trânsito, infraestrutura e economia no município e do Boulevard Shopping. O drama de moradores do Parque Julião Nogueira, Recanto das Palmeiras e Parque Rodoviário para ir e vir já foi pauta de matérias especiais da Folha da Manhã.
Segundo Renato Siqueira, a direção do Boulevard apresentou quatro projetos e o IMTT fez considerações para qualificar o projeto final. As considerações, chamadas de “Projeto Quatro A”, contempla especialmente a circulação do Recanto das Palmeiras e melhora as saídas para a BR, com mais de uma saída, descongestionando o trânsito no local, que tem apenas uma saída.
— Na próxima reunião, iremos apreciar o projeto reformulado pelo shopping, já com as alterações propostas, para que as demandas relativas sejam devidamente encaminhadas para aprovação, licenciamento e início das obras — explicou Renato Siqueira.
As propostas incluem, na primeira fase, construção de pista lateral à avenida Silvio Bastos até à InterTv. Na segunda fase, até a rotatória na entrada da cidade, chamada de “Trevo do Índio”. O projeto contemplará ainda implantação de ciclovia ao lado da BR, no trecho, e pista lateral dupla até o Trevo.
Além do Boulevard, sete condomínios residenciais e diversas empresas de grande porte estão instalados no trecho, compreendido o shopping e o “Trevo do Índio”. Uma vez aprovadas as alterações, a iniciativa privada vai arcar com os custos das intervenções. As benfeitorias proporcionadas pelas obras, na faixa de domínio, serão doadas à União. As que não estão na faixa de domínio da BR, serão doadas ao município.
Segundo Renato, a intenção é realizar obras de melhorias no trecho no início de 2018. Após aprovação do projeto pelas autoridades, vem a fase de obtenção de licenças, incluindo ambientais, e aprovação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. (A.N.) (D.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS