Bruno Dauaire e vereadores da região pedem retorno dos PMs deslocados
30/05/2017 18:11 - Atualizado em 30/05/2017 18:18
Uma comitiva de vereadores do Norte Fluminense esteve na capital nesta terça-feira (30) para uma reunião com Roberto Sá, secretário estadual de Segurança, e o comandante geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Wolney Dias. O encontro foi articulado pelo deputado estadual Bruno Dauaire (PR), vice-presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (Alerj). O deslocamento de policiais para atender a Região Metropolitana foi um dos principais assuntos em debate. Segundo Bruno, os argumentos apresentados foram convincentes e todos saíram da reunião com a expectativa de que o retorno dos policiais aos seus batalhões de origem seja oficializado em breve. Vereadores de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Quissamã, Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus e Casimiro de Abreu apresentaram os problemas nas questões de segurança pública em seus municípios.
Para São Francisco, por exemplo, foi solicitado um posto policial na divisa com o Espírito Santo. “Oferecemos a estrutura e eles ficaram de ver os policiais para estarem lá. Empresários locais e vereadores já articulam para oferecer essa estrutura. Nesta quarta (31), o comandante geral da PM vai a São Francisco para reunião do Conselho de Segurança”, explicou Bruno.
Outro assunto abordado foi com relação aos abastecimentos das viaturas. As de SFI e SJB, por exemplo, precisam ser levadas a Campos para serem abastecidas, deixando a área com menos carros e policiais em alguns períodos. Segundo o deputado, o comandante informou que já estuda uma solução para o caso. Bruno também pediu o aumento do efetivo policial nas cidades do Norte Fluminense, com a vinda dos policiais militares que atendem as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
Na semana passada, Dauaire informou que já havia agendado a reunião com o secretário, atendendo pedidos dos vereadores Franquis Areas (PR), de SJB, Alexandre Barrão (PPS), de SFI, e Cabo Alonsimar (PTC). O deputado disse, ainda, que a comitiva seria ampliada, uma vez que na maioria dos municípios da região existe uma sensação de insegurança e de criminalidade crescente. Campos, por exemplo, uma das cidades que teve parte do efetivo deslocado para Região Metropolitana, figura em um ranking internacional como a 19ª cidade mais violenta do mundo.
— Saímos da reunião muito confiantes que teremos nossos pleitos atendidos, principalmente nessa questão dos policiais que foram deslocados para a Região Metropolitana — avaliou Bruno Dauaire.
SJB — Vereadores da base governista de SJB estiveram (aqui) com o deputado estadual João Peixoto (PSDC) em reunião com Roberto Sá na última quinta. Nesta terça, Franquis, da bancada de oposição, foi acompanhado do vereador Eziel Pedro (PMDB), também oposicionista. O pedido de Franquis para uma reunião no Rio foi feito a Bruno por meio de um requerimento debatido na Câmara, com o objetivo de aumentar o efetivo policial no município. “Esse é um tema que esta casa tem discutido bastante, e eu soube que o nosso município só tem cinco viaturas. A população está assustada com tanta violência. O 5º distrito conta com um Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) com viatura, no Açu, e outro DPO em Sabonete, mas sem viatura”, justificou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]