Prefeito de Muriaé, José Braz, morre aos 96 anos após sofrer uma parada cardíaca
05/06/2022 12:21 - Atualizado em 05/06/2022 12:45
José Braz
José Braz / Reprodução - Facebook
O prefeito de Muriaé (MG), José Braz, morreu neste domingo (05), aos 96 anos, após sofrer uma parada cardíaca. José foi considerado o prefeito em exercício mais velho do Brasil. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. Ele era casado há mais de 70 anos com Ledia Tanus Braz, teve três filhos Gilberto Tanus Braz (falecido), Adélia Tanus Braz e o deputado estadual Braulio Braz, além de netos e bisnetos.
José Braz foi eleito em 2020, para seu terceiro mandato, com 23.763 votos. Ele também esteve à frente do Executivo de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012. Nascido em 24 de outubro de 1925, em Muriaé, ele começou sua vida profissional aos 13 anos de idade. Foi marceneiro, caminhoneiro e se tornou um empresário de sucesso, dando início ao Grupo Líder em 1957.
A história de vida de José Braz também foi contada no livro "José Braz - Uma História de Trabalho", escrito pela jornalista Joseane Duarte e lançado em 2011. Muito ativo, o prefeito e empresário também tinha um programa de rádio.
A Prefeitura de Muriaé emitiu nota de pesar: "Com profundo pesar, confirmamos o falecimento do Sr. José Braz, prefeito de Muriaé. Ele estava em casa e, após sofrer um mal súbito, foi levado para o Prontocor, mas não resistiu. Ainda não há informações sobre velório. José Braz tinha 96 anos e estava em seu terceiro mandato de prefeito. Ele se orgulhava de ser muriaeense e de poder trabalhar incansavelmente por nossa cidade e nosso povo. Desejamos a todos os familiares, em especial à viúva Dona Lédia, que tenham força para prosseguir e vencer este momento tão difícil. Muriaé está de luto. Nos dedicaremos com base naquele que foi o grande legado do Sr. José Braz: trabalhar sempre".
Nas redes sociais, amigos lamentaram a perda. "Triste e sob impacto da notícia de que o nosso querido Zé Braz nos deixou. Se tornou um amigo e me tratava como filho. Sempre me ajudou nas minhas campanha. E era sempre carinhoso com sua voz rouca em nossos encontros. Envio a toda a família, particularmente aos amigos Braulio e Renzo, meu abraço fraterno de solidariedade. Que o tempo e a fé ajudem a superação da perda de pessoa tão querida. O legado, obra e exemplo do nosso José Bráz como prefeito da sua Muriaé e como grande empresário porém ficarão a nos iluminar", escreveu o economista e ex-deputado federal Marcus Pestana.
"Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento do prefeito de Muriaé José Braz. Exemplo de homem público, honrou sua cidade e seu povo até os 96 anos de idade. Meus sentimentos a toda família, amigos e população da cidade", comentou Bernardo Guedes, político de Leopoldina (MG).
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS