Mutirões buscam diminuir índice de infestação do Aedes aegypti em Campos
03/06/2022 19:13 - Atualizado em 03/06/2022 19:15
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vem promovendo ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, com mutirões pós-LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti). Desta vez, os Agentes de Combate às Endemias percorreram as ruas do bairro Turf Club, nesta sexta-feira (03).

De acordo com o balanço divulgado nesta sexta, de janeiro até hoje (03), 95 casos de dengue foram confirmados no município. Foi registrado, ainda, um caso de zika e três de chikungunya.

Neste mutirão, foram vistoriados 774 imóveis, com aplicação de larvicida em 337 e eliminados 26 focos do mosquito, além de 26 pneus recolhidos e 98 sacos contendo inservíveis. Os agentes também vistoriaram cinco terrenos baldios.

“Nossos mutirões estão sendo bem aceitos pela população e os moradores têm contribuído e abertos suas casas para os agentes. Por conta disso, os resultados têm sido satisfatórios, visto que temos eliminado inúmeros focos do mosquito e recolhido bastante inservíveis. Os agentes também vêm orientando a população para que faça a sua parte e recolha o seu lixo”, informou o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores, Claudemir Barcelos.

No final de abril, o órgão intensificou as ações, realizando os mutirões semanalmente em diferentes locais. Os mutirões estão sendo realizados com base no último LIRAa, que apontou que 80% dos focos do mosquito encontram-se nos quintais das casas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS