UBS de Baixa Grande é transformada em Policlínica da Baixada
28/03/2023 19:23 - Atualizado em 28/03/2023 22:04
Policlínica da Baixada
Policlínica da Baixada / Divulgação Secom Campos
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, inaugurou nesta terça-feira (28), aniversário da cidade, a Policlínica da Baixada. No local, que será usado como referência de saúde para os moradores da região, funcionava a Unidade Básica de Saúde de Baixada Grande, que segundo o município estava fechada há quatro anos. A entrega acontece no mesmo dia em que Campos completa 188 anos de elevação de Vila à condição de cidade. Wladimir inaugurou a nova obra ao lado do vice-prefeito Frederico Paes e da primeira-dama, Tassiana Oliveira.

De acordo com o município, ao assumir a prefeitura, em janeiro de 2021, a atual gestão encontrou 46 unidades de saúde fechadas pelo governo passado. Desde então, o prefeito Wladimir Garotinho e o vice Frederico Paes vêm trabalhando para reabrir as unidades.

A obra de reforma e ampliação do imóvel foi realizada por meio de parceria público-privada do programa Amigo da Cidade, do qual participaram os hospitais contratualizados do município, por iniciativa do Hospital Plantadores de Cana (HPC).

Com quatro consultórios, a Policlínica terá atendimento de clínica médica, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, urologia, proctologia, dermatologia, fisioterapia, ginecologia e obstetrícia de alto risco e psicologia, além de dentista. Na unidade, também será possível realizar ultrassom, eletrocardiograma e raio-x, além de pequenas cirurgias. De acordo com a encarregada Renata Gomesa unidade será "também um polo do Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético e um polo do projeto “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas”, afirmou. O SOS Coração foi lançado nofinal de fevereiro pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, em cerimônia na Santa Casa de Misericórdia.

O prefeito Wladimir destacou a importância de voltar à Baixa Grande para entregar a obra.

— Durante a campanha estive aqui na localidade e empenhei minha palavra de que iria reabrir essa unidade de saúde. Não fui o candidato mais votado em Baixa Grande, mas como a palavra empenhada tem muito peso na política, estou honrando o compromisso assumido — afirmou.

O vice-prefeito, Frederico Paes, agradeceu a parceria dos hospitais na reforma do imóvel.

— O Amigo da Cidade foi um programa que deu certo e a prova disso estamos vendo aqui hoje — afirmou.

Já o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, que levou o público presente a cantar parabéns a você, como forma de homenagear Campos pelos 188 anos de elevação de Vila São Salvador à condição de cidade, ressaltou que a Policlínica é um sonho realizado.

— Esse sonho já constava no plano de governo do prefeito Wladimir. Todos os avanços não têm acontecido por acaso, mas com planejamento. Temos hoje uma Saúde com resolutividade, a partir de uma linha de cuidados preventiva que estamos adotando nas unidades — destacou.

Com informações da Secom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS