A população de Guarus está assustada com a onda de violência que atingiu o subdistrito de Campos em março. Quatro homens foram assassinados, entre eles um adolescente de 16 anos, além de um homem baleado, só entre a noite de segunda-feira (20) e a madrugada de quarta-feira (22). Em uma única semana de março, foram registrados nove homicídios. Em um dos casos, um casal foi morto com mais de 20 tiros dentro de uma residência, no dia 18, no Parque Cidade Luz. No mesmo dia, um homem foi morto dentro de uma barbearia no Parque Prazeres.
O primeiro homicídio registrado nesta semana vitimou um adolescente de 16 anos, morto a tiros, na noite de segunda-feira (20), em Guarus. Eberson da Conceição Dias estava na rua Um, do conjunto habitacional do Novo Eldorado, na comunidade do Sapo I, quando foi atingido por dois disparos no tórax e um na cabeça. Uma mulher foi presa suspeita de ser a autora dos disparos.
Na noite mais violenta do mês, dois homens foram assassinados e um baleado, em pontos diferentes do subdistrito de Guarus. O primeiro homicídio e a tentativa foram registrados no final da noite de terça-feira (21), na Travessa Murilo Peixoto, no Parque São Silvestre. Segundo a PM, Daniel Janssen de Oliveira Carvalho, de 20 anos, foi atingido por tiros no abdômen e tórax, e encontrado caído no chão em óbito. No local foram apreendidas três cápsulas 9mm.
O amigo de Daniel também foi atingido nas pernas e costas, mas conseguiu fugir e foi socorrido por populares para o Hospital Ferreira Machado (HFM).
Durante a ocorrência, os policiais foram informados de que pelo menos dois suspeitos haviam roubado um carro e um celular de um morador no mesmo bairro, e que este veículo teria sido utilizado para a prática dos crimes.
O outro homicídio foi registrado poucas horas. Claudio Henrique Cordeiro dos Santos, de 25 anos, foi morto na rua Expedicionário João de Carvalho, no Parque Presidente Vargas. A vítima foi encontrada caída com tiros na região da cabeça, tórax e no rosto. Um celular foi apreendido ao lado da vítima. Foram encontrados 24 estojos de calibre 9mm, próximo ao corpo.
Na madrugada de quarta-feira (22), Wemerson da Silva Leal, de 25 anos, foi morto a tiros dentro de uma residência na rua Rio Claro, no Parque Guarus. Segundo uma testemunha relatou para os policiais, a vítima teria chegado a casa gritando no portão e pedindo para entrar.
A testemunha não sabia o que estava acontecendo e mandou que ele fosse embora, mas o homem teria pulado o muro e entrou dentro da casa, pois a porta estava aberta. Logo em seguida, dois homens também pularam o muro e entraram no imóvel atrás da vítima. Os suspeitos teriam mandado a dona da casa sair e executaram a vítima na sala.
Em contato com os familiares das vítimas, todos demonstraram medo em se identificar, pois segundo eles, pelo menos dois dos mortos, além do adolescente assassinado, não possuíam envolvimento com o tráfico.
Escolas fechadas e fake news na semana
Duas escolas suspenderam as aulas na manhã de quarta-feira (22), em Guarus. Ambas as unidades ficam no Parque Eldorado. O Ciep Professora Carmem Sylvia Carneiro e a Escola Municipal Branca Peçanha Ferreira emitiram comunicado nas redes sociais.
A Polícia Militar reforçou o policiamento na região para garantir a segurança da população e o pleno funcionamento das escolas, no entanto, a Prefeitura informou que a medida de suspender as aulas havia sido tomada em caráter preventivo.
A sensação de insegurança também propiciou para a propagação de algumas fake news, através de áudios compartilhados em redes sociais, dando conta de invasão a uma escola municipal, que não passou de invenção.
Durante a ação de combate ao crime em Guarus, pelo menos quatro câmeras de segurança foram apreendidas pela PM na tarde de quinta-feira (23), no Eldorado. As câmeras estavam instaladas em dois postes na esquina das ruas Maria Gisete Pontes e Murilo Peixoto.
Segundo a PM, a suspeita é de que as câmeras foram instaladas pelo tráfico local para que as ações da polícia fossem monitoradas. Além das câmeras, um aparelho de conexão também foi apreendido. A suspeita surgiu após a PM verificar que na mesma região alguns muros estavam pichados com iniciais de facções criminosas.
A apreensão aconteceu na operação de retirada de barricadas. Inicialmente, a PM entrou em contato com a Postura do município, que não identificou cadastro para a instalação das câmeras. Um funcionário do órgão realizou a retirada de todo o material dos postes.
Motivação dos crimes: questões pessoais
A possível motivação para os crimes em março tem uma explicação por parte da delegada Pollyana. “Nós tivemos uma onda de homicídios em março, e isso coincidiu com a liberação de vários presos do presídio. Então por exemplo, uma das vítimas, era um preso que ia retornar para o estabelecimento prisional essa semana que tem uma extensa ficha criminal. Eles estão resolvendo essas questões pessoais nesses momentos, então essa onda de violência está muito mais relacionada a liberação de presos do sistema prisional, porque eles estão lá dentro e quando saem, possuem as questões deles”, disse.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar, que na área de Campos do 8ºBPM foram 338 prisões em flagrante, apreendeu 37 adolescentes na prática de ato infracional e arrecadou 66 armas de fogo entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) e que vem realizando ações para reprimir a movimentação de criminosos na cidade.
O policiamento foi reforçado no subdistrito de Guarus, onde foram adotadas uma série de ações preventivas, para garantir a segurança da população. A PM ressaltou a importância da colaboração da população realizando denúncias através da nossa Central 190 ou do Aplicativo 190, disponível nas plataformas Android e IOS. O telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177.
No primeiro bimestre deste ano, Guarus conseguiu apresentar uma redução de 45% do número de homicídios tentados e consumados em relação aos meses de janeiro e fevereiro de 2022. De acordo com Pollyana Henriques, delegada titular da 146ª DP, no total de janeiro de 2023, aconteceram oito homicídios (tanto consumado quanto tentado), enquanto no ano passado houve, no mesmo mês, 14 crimes.