A concessionária Águas do Paraíba é a responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade desde 1999. Antes da chegada da empresa, Campos não contava com tratamento de esgoto e a água chegava para a população de forma intermitente. Hoje, a população é atendida por 40 sistemas produtores de água, que abastecem 102 localidades através de 1.800 quilômetros de adutoras e redes de água.
Ranking do Instituto Trata Brasil
Essa é 15ª edição do ranking, publicado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com referência no ano de 2021, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A avaliação visa apresentar quais são os desafios que o país ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.
O estudo demonstra que a ausência de acesso à água tratada atinge quase 35 milhões de pessoas e 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, refletindo em centenas de pessoas hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica. Os dados do SNIS apontam que o país ainda tem dificuldade com o tratamento do esgoto, já que somente 50% do volume gerado é tratado – isto é, mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.