A importância da transformação digital para as empresas locais
Kíssila Santos 01/10/2022 10:05
Imagem título: transformação digital
Imagem título: transformação digital / Kíssila Santos
Dependendo da sua realidade com empresário ou profissional liberal, dificilmente você ouve falar em propriedade intelectual. Até entende vagamente sobre o assunto, mas não se preocupa com isso. Parece um assunto vago, voltado para outra realidade, diferente da sua.

Pode ser que você esteja certo, até certo ponto: depende de sua disposição em observar mais o seu negócio e de investir em inovação, multiplicando assim oportunidade, conhecimento e lucratividade.
Uma empresa (ou psicólogo, médico, advogado...) que hoje atua somente no físico pode estar fadada à limitação financeira: não possui escalabilidade.

Ainda que o seu serviço ou negócio seja local, a expansão de uma empresa se dá no digital: tanto o e-commerce quanto o marketing digital vieram pra ficar e o profissional ou empresário que não se ligou nisso vai ser, uma hora ou outra, aniquilado pela concorrência, ou impedido de crescer mais.

Mas, por onde começar a entrar no meio digital? Posso te dar dicas simples: crie uma conta no Instagram ou use a sua conta pessoal para contar para as pessoas sua vida como empresário: todo mundo gosta de boas histórias. Quer dar mais um passo? Busque fazer anúncio no Google Ads e no Facebook Ads, para aumentar o seu alcance. Um investimento fixo por mês em propaganda digital vale mais do que um outdoor na BR 101, que a chuva destrói em um dia (outbound marketing).

O marketing digital é só uma das formas de transformar digitalmente sua profissão: trata-se de um tipo de marketing (inbound marketing) que atinge um número infinito de pessoas, desde que se queira investir nesse alcance de “Leads” infinito.

Falo de mais um termo do marketing, que vem fazendo parte da minha jornada nessa etapa da carreira, porque não tem como fugir dessa realidade: se sua empresa não está no digital , onde ela está?Conforme a empresa de tecnologia McKinsey, a transformação digital pode ser caracterizada em uma empresa que utiliza qualquer um desses elementos:

Modelos de negócio com novas formas de operação e de faturamento;
Conectividade e automatização dos processos, com engajamento completo e em tempo real;
Processos conforme experiência do consumidor, com ferramentas digitais para melhorar entregas;
Para profissionais da saúde, por exemplo, saber cuidar dos dados dos pacientes conforme a lei de proteção de dados e adotar o formato de prontuário eletrônico.
E nunca é tarde para destacar que todo produto ou serviço novo criado em uma empresa é considerado um ativo, que deve ser protegido como marca, patente ou registro de software no INPI, para que tenha exclusividade e evitar que terceiros usem sem autorização do seu titular tal inovação.Os direitos da inovação só são assegurados por meio da correta proteção e transferência da tecnologia criada: estas garantem exclusividade no mercado, aumento de credibilidade, diferenciação, ampliação do mercado e modernização de seus serviços perante a concorrência.

Só que basta ter apenas uma página no Facebook ou um site bonito. Da mesma forma, investir em um app não significa que sua empresa está digitalmente transformada. Percebe que hoje temos que estar em constante aprendizado e interligados no novo? Trata-se do que hoje se fala em "life long learning", ou aprendizado contínuo. Acabou o tempo em que nos formamos em um curso técnico ou de graduação e ficamos na mesma função a vida toda, garantidos para o futuro, com uma aposentadoria assegurada.
Conforme a Forbes, as empresas que se transformaram digitalmente tiveram um acréscimo exponencial  nas ações a partir dessas ações:
Microsoft: 5 anos e crescimento de 258%;
Hasbro: 7 anos e crescimento de 203%;
Best Buy: 7 anos e crescimento de 198%;
Honeywell: 3 anos e crescimento de 83%;
Nike: 2 anos e crescimento de 69%;
Target: 8 anos e crescimento de 66%.
No entanto, fazer parte desse movimento realmente é uma opção, e que resolve ficar fora desse movimento realmente pode padecer no mercado. Qual é a sua opção?
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Dra. Kíssila Santos
Bacharel em Direito (UCAM)
Mestra em Propriedade Intelectual, Inovação e Transferência de Tecnologia (IFF) / Profnit - Campos dos Goytacazes/RJ
Consultora de Propriedade Intelectual
 

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    Sobre o autor

    Kíssila Santos

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    Mestre em Propriedade Intelectual pelo PROFNIT / Instituto Federal Fluminense; membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual, bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, consultora em Marcas, Patentes e Direitos Autorais