Degradação
Ronaldo Junior - Atualizado em 22/04/2022 21:58
Fonte: Pixabay.
Ainda habitados pelo destemor, os escombros abstratos das ideias insensatas se mantêm firmes nos despautérios que os sustentam há décadas.
 
As marcas deixadas pelo amarelecer dos anos decorridos expõem o tanto que sentem os que por eles passam. Sob os cacos ainda pendentes a dividir os símbolos e as intenções, surge uma luz lânguida que se nega a irradiar plenamente.
 
Os restos da concepção idealizada de mundo – outrora suntuosa – demarcam sua fragilidade como se a materialidade dependesse de fatores impalpáveis. E depende. Pois os princípios instáveis, quando materializados, acabam por ruir sob condições determinadas.
 
Isso porque é preciso muito mais que concreto e tijolos para manter de pé as convicções dissimuladas de quem brada contra a vida alheia e tenta inutilmente encontrar eco nas ruínas que não preservam som.
 
Na audaciosa ignorância de quem não vê que a diferença que surge pelos dias, ainda bradam entre aqueles escombros iconoclastas capazes de reverenciar as piores imagens humanas, fazendo desmoronar os restos no desespero de preservar convicções que talvez nunca devessem ter encontrado lastro.
 
Não se sente, mas o que ali se vê não mais representa a concepção de ser humano cunhada através dos séculos, mas os destroços de um passado que se deveria deixar para trás – na memória, apenas o que não se pode reviver – ainda se fazem valer pelo lastro das ruínas que já se enraizaram com a eloquência de abomináveis concepções ressurgidas.
 
Tais idealizações – mausoléus de quem cisma em manter de pé valores invariáveis – virão ao chão na imperceptível virada de um segundo. Pois o tempo invade tão remotos locais com sua cólera incontrolável para – como faz com as ruínas – esfacelar o que só era passado no agora que reside em si.


*Dica de leitura para além deste texto: soneto “Vandalismo”, de Augusto dos Anjos, do livro “Eu” (1912).
**Ronaldo Junior tem 26 anos, é carioca, licenciando em Letras pelo IFF Campos Centro e escritor membro da Academia Campista de Letras. www.ronaldojuniorescritor.com
Escreve aos sábados no blog Extravio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Ronaldo Junior

    [email protected]

    Professor e membro da Academia Campista de Letras. Neste blog: Entre as ideias que se extraviam pelos dias, as palavras são um retrato do cotidiano.