Clarissa Garotinho revive fake news do kit gay para atrair eleitor bolsonarista
Edmundo Siqueira 10/06/2022 14:57 - Atualizado em 10/06/2022 15:28
Reprodução Rede Social
Em agosto de 2018, pouco antes das eleições presidenciais, o então candidato Jair Bolsonaro concedia uma entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo. Nela, o livro “Aparelho Sexual e Cia” foi erguido em frente às câmeras. Em tom de ameaça, Bolsonaro afirmava que sua distribuição estaria sendo feita pelo MEC às crianças em idade escolar. Era uma informação falsa, desmentida por diversos institutos de apuração e pela imprensa — o episódio marcou aquela eleição e ficou conhecido como “kit gay”.


Clarissa Garotinho (União), deputada federal e pré-candidata à reeleição, decidiu reviver a mentira bolsonarista. Em suas redes sociais, na última terça-feira, a deputada publicou um vídeo onde diz que ter o “direito de não querer que meu filho seja exposto na escola a um conteúdo, com cinco anos de idade, como o kit gay”. Antes, disse, apesar da declaração, não ter “preconceito com ninguém”.

Nas últimas 12 postagens de Clarissa no Instagram, 4 trazem o presidente Bolsonaro como destaque. Tentando atrair os votos — de grande resiliência — do bolsonarismo, a deputada aposta na agenda de costumes e não perde a oportunidade de aparecer com o “mito”.
Reprodução

Em 2014, a filha do ex-governador Anthony Garotinho conquistou 335.061 votos. Quatro anos depois, Clarissa contabilizou apenas 10,5% deles: 35.131. Em 2020 se lançou à prefeitura do Rio, e amargou o 11º lugar, ficando com 0,46% dos votos.

Porém não parece ser uma verdade que Bolsonaro transferirá votos a Clarissa. Mesmo mantendo uma base fiel em torno de 25 – 30% do eleitorado brasileiro, Bolsonaro não demonstra grande capacidade de transferência de votos. Nas últimas eleições, apenas 15 dos 61 apoiados por ele conseguiram uma cadeira no parlamento. Com rejeição na casa dos 60% e chances reais de perder no primeiro turno, apostar em Bolsonaro como cabo eleitoral pode ser um desastre eleitoral para Clarissa; ainda maior que os últimos.

'Kit Gay', de fato, nunca existiu – Clarissa repete fake news

“É obvio que vou ensinar o respeito e a tolerância, mas tenho o direito de não querer que esse tema (kit gay) seja abordado para crianças”, disse Clarissa no vídeo de terça.

A deputada repete a fake news de Bolsonaro. O chamado "kit gay" fazia parte do projeto ‘Escola sem Homofobia’, de 2004. Voltado à formação de educadores, fazia parte do programa ‘Brasil sem Homofobia’ do governo federal, à época. Mas o que resto comprovado foi que o material nunca teve a previsão de ser distribuído para alunos, e ainda assim o programa não chegou a ser colocado em prática.
Clarissa Garotinho posa ao lado de Bolsonaro - 1/3 das últimas postagens da deputada tem destaque para o presidente.
Clarissa Garotinho posa ao lado de Bolsonaro - 1/3 das últimas postagens da deputada tem destaque para o presidente. / Reprodução


Em 2018, o ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de vídeos e informações que continham menções ao malfadado kit gay (veja aqui). Na decisão, o magistrado cita que aquele tipo de conteúdo “gera desinformação no período eleitoral, com prejuízo ao debate político” e diz ser “notório” que o projeto 'Escola sem Homofobia' não chegou a ser executado pelo Ministério da Educação.

Clarissa tem todo direito, esse sim legítimo, de declarar apoio a Bolsonaro e buscar o dele. Se reverterá os maus resultados anteriores, o tempo dirá. O que não se confunde com o uso de inverdades. Em um país com 33 milhões de pessoas passando fome (confira aqui), fazer campanha baseada em fake news e na sexualidade alheia não eleva o debate, pelo contrário.

As instituições responsáveis por determinar a ilegalidade de condutas e falas que faltem com a verdade, para além de Clarissa Garotinho, terão um grande desafio em outubro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]