Vice-prefeito de Campos, Frederico Paes recebe medalha da Firjan
08/06/2022 22:09 - Atualizado em 08/06/2022 22:19
O vice-prefeito de Campos e presidente da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), Frederico Paes, recebeu, na noite desta quarta-feira (8), a medalha Construtor do Desenvolvimento Regional, homenagem feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro Regional Norte Fluminense, durante solenidade da 19ª edição do evento, que aconteceu no no Teatro Firjan Sesi Campos. Frederico foi condecorado por sua contribuição ao desenvolvimento do município como gestor na área da Saúde e como fomentador da agroindústria de cana-de-açúcar. Além do vice-prefeito, a Firjan também homenageou o empresário do agronegócio, Gonçalo Meirelles de Araújo Dias, que se destaca no município de Macaé. A cerimônia contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho.
Frederico Paes foi eleito pela entidade pelos seus feitos como gestor do Hospital dos Plantadores de Cana, por ter reestruturado a unidade com novo conceito de humanização no acolhimento e procedimento, bem como por tornar a maternidade referência regional pelo Ministério da Saúde. A Firjan considerou, ainda, a contribuição de Frederico por suas ações à frente da Coagro, que fomenta o setor sucroalcooleiro.

Em Macaé, Gonçalo Meirelles de Araújo Dias se destaca com a produção de arroz, feijão, milho, criação de gado de corte e, também, a produção de soja, com a qual se tornou o maior produtor fluminense. No município macaense Gonçalo tem como contribuição a criação de um museu e de uma capela, além de doações de terrenos para a implantação de um parque ecológico.
Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan, falou sobre a importância de retornar com essa homenagens a personalidades da região.

“É com muito orgulho que voltaremos a realizar esta cerimônia, especialmente agora, após dois anos de isolamento. E os homenageados fazem jus a este momento: as trajetórias de Frederico Paes e Gonçalo Meirelles representam exemplos de perseverança e visão empreendedora, que contribuem de forma contundente com a geração de empregos e o desenvolvimento da região e do estado do Rio”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Em seu site, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro destaca a biografia de Frederico Paes.

“Frederico Rangel Paes nasceu no Hospital Plantadores de Cana, em Campos - unidade na qual viria a se tornar diretor, tornando-a referência em maternidade de alto risco. Formado como engenheiro agrônomo, ele iniciou a vida profissional na Usina Santo Amaro, em Baixa Grande, na Baixada Campista. Foi presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) e, em 2002, liderou a criação da Coagro, cooperativa que nasceu da preocupação com os sucessivos fechamentos de usinas. Hoje com 10 mil produtores associados, a Coagro opera a Usina Sapucaia e se prepara para atuar na Usina Paraíso, num investimento de R$ 50 milhões e que vai gerar cerca de 1.500 empregos diretos. Frederico também foi presidente do Sindicato da Indústria Sucroenergética do Estado do Rio (SISERJ) e vice-prefeito de Campos”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS