Letreiro da antiga Estação Leopoldina é transferido para o Museu Histórico de Campos
Matheus Berriel 10/03/2023 14:38 - Atualizado em 10/03/2023 14:39
Letreiro foi entregue à equipe do Museu Histórico nesta sexta
Letreiro foi entregue à equipe do Museu Histórico nesta sexta
Antes esquecido numa garagem no Museu Olavo Cardoso, como noticiado pelo blog na última segunda-feira (6), o letreiro da antiga Estação Leopoldina enfim foi transferido para o Museu Histórico de Campos. Lá, a peça já foi colocada numa sala junto ao restante do acervo ferroviário, e na próxima semana ganhará destaque em uma parede, dada a sua importância histórico-cultural.
Na quinta-feira (9), a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, informou que já havia sido feito um agendamento para a secretaria municipal de Obras retirar o letreiro, além de fazer a contenção da parte do Museu Olavo Cardoso que desabou. No mesmo dia, porém, a secretaria de Obras e Infraestrutura informou que "colocou novas estacas para manter o museu" (há anos em situação de abandono) e que "estuda a contratação de uma empresa para recuperar o espaço". A pasta justificou que o letreiro ainda não havia sido removido, pois demandava "mão de obra especializada, para evitar danos".
Agora removido, o letreiro foi entregue no Museu Histórico nesta sexta-feira (10). Ele se junta não somente ao acervo da estação ferroviária, como também ao que restou de um furto no Museu Olavo Cardoso em dezembro de 2020. O local foi alvo de nova tentativa de furto no último sábado (4), esta frustrada por policiais do programa Segurança Presente.
Estima-se que o letreiro da Estação Leopoldina estivesse no Museu Olavo Cardoso desde 2006, quando o casarão, situado à avenida Sete de Setembro, foi transformado pela Prefeitura num museu-casa. Atualmente, a antiga casa do usineiro Olavo Cardoso encontra-se fechada desde 2012, carecendo de reforma. Segundo Auxiliadora Freitas, após a definição da empresa que fará o projeto da obra, esta será licitada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS